O que são contas patrimoniais e quais as 3 principais contas patrimoniais?

Perguntado por: ugaspar . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

Resumindo, as contas patrimoniais se referem ao ativo, passivo e ao patrimônio líquido da entidade, enquanto as contas de resultado são divididas em natureza devedora e credora, sendo que a primeira traz as despesas e a segunda, as receitas dessa empresa.

As contas patrimoniais são formadas por dois grupos: o ativo e o passivo. O ativo é composto de bens e direitos e apresentarão saldo devedor. Exemplo: máquinas, imóveis, veículos, caixa e banco (conta movimento) são alguns exemplos de contas patrimoniais ativas.

Elementos Patrimoniais são os elementos que compõe o patrimônio de uma entidade. Eles podem ser bens, direitos e obrigações da entidade, classificados em ativo e passivo.

As patrimoniais são as que representam os bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa. Por exemplo, conta caixa, conta bancos movimento, conta capital social, conta estoques de produtos acabados, conta reserva de ágio na emissão de ações. As contas de resultado são as receitas e despesas.

Quais são os três principais grupos de contas do balanço patrimonial? Os três principais grupos de contas do balanço patrimonial são: ativos, passivos e patrimônio líquido.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Enquanto os ativos estão relacionados aos meios de rendimentos que trazem benefícios, os passivos correspondem às saídas de dinheiro resultantes dos gastos e despesas realizados pela empresa. O patrimônio líquido é a diferença entre o valor total dos ativos e dos passivos de uma empresa.

Quanto as contas patrimoniais, pode-se dizer que elas têm como principal função evidenciar todos os lançamentos de direitos, obrigações e patrimônio líquido de uma entidade.

Com a definição em mente de que um bem patrimonial é tudo o que uma empresa pode converter em valor financeiro, o gestor também precisa conhecer as classificações mais comuns para os bens patrimoniais. Dessa forma, em sentido amplo, um bem patrimonial é tudo o que uma pessoa, grupo de pessoas ou empresa tem.

NATUREZA (CREDORA) ATIVO: FICAM AS CONTAS ONDE SÃO REGISTRADOS OS BENS, CRÉDITOS E DIREITOS QUE COMPÕE O PATRIMÔNIO DA EMPRESA.

Os componentes do Patrimônio são os Bens, Direitos e Obrigações. Enquanto os bens e direitos são considerados ativos, as obrigações são consideradas o passivo de uma entidade.

O conceito de patrimônio, na cultura ocidental moderna, de modo geral, se refere a uma gama de coisas, bens de grande valor para pessoas, comunidades ou nações ou para todo o conjunto da humanidade.

A organização do balanço patrimonial é sempre feita em ordem decrescente de liquidez. Ou seja, as contas que possuem um prazo mais imediato para serem ou resgatadas (no caso dos ativos) ou pagas (no caso dos passivos e do patrimônio líquido) são elencadas no topo do balanço.

Em outras palavras, as contas de resultado são aquelas que demonstram diferença no resultado econômico de uma empresa. Imagine quantas movimentações financeiras podem ser realizadas durante um único dia: pagamento de fornecedores, recebimento de clientes, transferências bancárias, empréstimos, compra, venda...

O que são contas de resultado?

  • Receitas;
  • Custos;
  • Despesas.

As contas do passivo (passivo exigível e patrimônio líquido) são de natureza credora. Desta forma, quando tais contas são creditadas seu valor é aumentado e quando debitadas é diminuído.