O que são condutores Cite 3 exemplos?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.

A conclusão esperada nesta aula é que “os materiais que deixam passar corrente elétrica são bons condutores e possuem cargas elétricas livres, como o cobre e o ferro.

Exemplos de Condutores Elétricos
Podem ser descritos como condutores os seguintes elementos e materiais abaixo: Em estado gasoso: Quaisquer gases ionizados. Em estado sólido: Cobre, alumínio, ouro, prata, magnésio, mercúrio (apesar de na maioria das vezes estar em estado líquido, é um metal), chumbo, lítio e outros.

Os condutores podem ser sólidos, líquidos ou gasosos de acordo com o movimento dos elétrons livres ou dos íons. Os semicondutores são materiais que podem alterar a sua condição de isolantes para condutores e vice-versa, dependendo das condições físicas.

Alguns dos principais condutores elétricos são: alumínio, cobre, prata e ouro — sendo os dois primeiros os mais utilizados. Para garantir informações sobre todos eles, pontuaremos as vantagens de cada um, definindo, assim, qual é o melhor condutor elétrico.

Condutores são partículas elétricas existentes num corpo capazes de se movimentar com grande facilidade, como, por exemplo, nos metais e no corpo humano. Quando esse movimento acontece com muita dificuldade, ou não acontece, dizemos que este corpo é um isolante elétrico.

Os fios e os cabos, também chamados de condutores elétricos, são os responsáveis pela condução e distribuição de energia elétrica. Os fios são formados por apenas um filamento metálico e rígido. Já os cabos são compostos por vários fios torcidos e entrelaçados e, além disso, são mais flexíveis.

Um isolante não deixa passar corrente elétrica pois não tem elétrons livres. Exemplos de isolantes são os plásticos, madeira, ar, borracha,fenolite, baquelite, porcelana, vidro, etc. Quando você usa um interruptor basicamente, está ligando ou não um condutor ao outro.

Isolantes e condutores térmicos
Os materiais chamados de condutores, por exemplo, são aqueles capazes de transferir calor com grande facilidade – é o caso da maioria dos metais. Os materiais isolantes, por sua vez, são aqueles que dificultam a passagem de calor, como o isopor, a borracha, a madeira etc.

Bons condutores de calor: metais (ferro, cobre, prata, alumínio, etc.) Maus condutores de calor ou isolantes térmicos: vidro, borracha, isopor, lã, algodão, ar, gelo, etc. Em geral os fluidos (líquidos e gases – substâncias que têm a capacidade de fluir) são maus condutores de calor.

Na industria de condutores elétricos, os condutores mais utilizados são os de cobre ou de alumínio, ligas metálicas que podem ser isoladas ou não, dependendo da aplicação. Além disso, os condutores se resumem a três tipos: de barramentos, de fios e de cabos.

A prata é um excelente condutor elétrico e também de calor, sendo ele o melhor condutor de eletricidade, ficando em 1º Lugar no nosso ranking. A principal razão por trás da condução da prata é a presença de elétrons de valência livre, que atuam como portadores de carga e auxiliam na transferência de eletricidade.

Verde/verde com amarelo: condutores de proteção, popularmente conhecidos como “fio terra”, têm a função de desviar a corrente elétrica que escapa dos cabos e fios para a terra; Vermelho, preto ou marrom: condutores fase, são aqueles que possuem tensão elétrica (127V ou 220V).

Verde ou Verde com amarelo: são os condutores de proteção, também conhecidos como “fio terra”. Sua função é desviar a corrente elétrica que escapa dos fios e cabos diretamente para a terra, evitando choques e acidentes; Vermelho, Preto ou Marrom: são os condutores fase, que possuem tensão elétrica (127V ou 220V).

Embora não exista um material que conduza de modo perfeito o calor, há vários exemplos que atuam como bons condutores de calor. Alguns deles são a prata, o cobre, o alumínio, o aço e o latão.

Os materiais condutores são bastante utilizados no dia a dia, por exemplo: fios de eletricidade nos postes de luz, fios de energia das nossas casas, nas indústrias de eletroeletrônicos, etc.

o alumínio

Entre os materiais citados, o alumínio seria o pior material para tais tipos de conexões térmicas ou elétricas, devido à sua facilidade de oxidação e à baixa condutividade térmica da superfície oxidada.

A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem de forma orientada em um condutor elétrico sólido ou em soluções iônicas. Essa é uma grandeza fundamental em Física, pois, sem corrente elétrica, não seria possível, por exemplo, fazer funcionar qualquer aparelho elétrico ou eletrônico.