O que são condutores 3 exemplos?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.

Embora não exista um material que conduza de modo perfeito o calor, há vários exemplos que atuam como bons condutores de calor. Alguns deles são a prata, o cobre, o alumínio, o aço e o latão.

No estado sólido: prata, cobre, alumínio, ouro, aço, alumínio, ferro. No estado líquido: sódio, mercúrio, cálcio, potássio, soluções básicas ácidas ou salinas. No estado gasoso: todos os gases que podem ser ionizados (aqueles que ganham ou perdem elétrons).

Devido às propriedades do material, o melhor condutor elétrico é a prata, mas existem outros que também são ótimos condutores!

  1. Prata. ...
  2. Cobre. ...
  3. Ouro. ...
  4. Alumínio.

Significado de Condutor Elétrico
O condutor elétrico é um material que conta com uma baixa resistência elétrica, ou seja, que possibilita a passagem de corrente elétrica pelo seu interior com certa facilidade.

prata

O elemento mais eletricamente condutor é a prata , seguido pelo cobre e ouro. A prata também tem a maior condutividade térmica de qualquer elemento e a maior refletância de luz.

Condutores e isolantes são materiais elétricos que se comportam de maneiras opostas no que respeita à passagem de corrente elétrica. Enquanto os condutores permitem a movimentação dos elétrons ou íons, os isolantes dificultam essa movimentação, ou seja, a passagem da eletricidade.

Condutores são partículas elétricas existentes num corpo capazes de se movimentar com grande facilidade, como, por exemplo, nos metais e no corpo humano. Quando esse movimento acontece com muita dificuldade, ou não acontece, dizemos que este corpo é um isolante elétrico.

Isolantes e condutores térmicos
Os materiais chamados de condutores, por exemplo, são aqueles capazes de transferir calor com grande facilidade – é o caso da maioria dos metais. Os materiais isolantes, por sua vez, são aqueles que dificultam a passagem de calor, como o isopor, a borracha, a madeira etc.

Como o próprio nome indica, um isolante térmico isola a passagem de calor. Os mais utilizados são: plástico, borracha, madeira, lã, isopor, dentre outros. Por sua vez, os condutores térmicos facilitam a passagem de calor, pois possuem grande condutibilidade térmica. O condutor térmico mais comum é o metal.

A condução é o processo de propagação do calor que se dá por transferência de energia entre as partículas, desse modo, ela necessita de um meio para ocorrer. Esse processo pode ser percebido quando se aquece uma das extremidades de uma barra metálica. Condução de calor por uma barra metálica.

Os condutores térmicos são aqueles que fazem a troca de calor de um ambiente para o outro (ou de um metal para uma superfície, por exemplo). Os metais são os principais insumos para fazer essa atividade. Já o isolamento térmico é o contrário.

O melhor condutor de calor conhecido é o diamante, com 2.000 W/m.K, mas ele é caro demais para qualquer aplicação meramente termal. Mesmo o segundo colocado, a prata, é caro demais, mas também apresenta menos da metade da condutividade termal (429 W/m.K) do nitreto de tântalo.

Os fios e os cabos, também chamados de condutores elétricos, são os responsáveis pela condução e distribuição de energia elétrica. Os fios são formados por apenas um filamento metálico e rígido. Já os cabos são compostos por vários fios torcidos e entrelaçados e, além disso, são mais flexíveis.

Bons condutores de calor: metais (ferro, cobre, prata, alumínio, etc.) Maus condutores de calor ou isolantes térmicos: vidro, borracha, isopor, lã, algodão, ar, gelo, etc. Em geral os fluidos (líquidos e gases – substâncias que têm a capacidade de fluir) são maus condutores de calor.

O limão fará o papel de uma solução que geralmente é algum produto iônico, pois seu caráter iônico possibilita que íons livres se movimentem em seu interior. Neste caso particular, o meio será ácido, devido à grande concentração de ácido cítrico do limão. A este tipo de solução se dá o nome de solução condutora.

Existem três tipos de condutores elétricos, veja a seguir quais são eles e suas principais diferenças. São chamados ainda de condutores metálicos e se caracterizam pela presença de elétrons livres em sua estrutura, os quais não contam com uma conexão forte com o núcleo.

o alumínio

Entre os citados, o alumínio seria o pior material para as conexões elétricas, devido à facilidade de oxidação e à baixa condutividade elétrica da superfície oxidada. Assim, um cabo condutor de cobre com os plugues de contatos dourados levam vantagens sobre outros metais.

Água conduz eletricidade: Sais minerais e impurezas
A condução de eletricidade na água está diretamente relacionado com a quantidade de impurezas na água, ou seja, o teste mostra que quanto maior a quantidade de sais minerais ou outras impurezas, menor será a resistência da água.

Na industria de condutores elétricos, os condutores mais utilizados são os de cobre ou de alumínio, ligas metálicas que podem ser isoladas ou não, dependendo da aplicação. Além disso, os condutores se resumem a três tipos: de barramentos, de fios e de cabos.