O que são competências curriculares?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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O que são competências? Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Habilidades da BNCC na Educação Infantil
Nesta etapa, sua aprendizagem e seu desenvolvimento são assegurados por seis direitos: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Resumindo bem a diferença entre um conceito e outro, seria o seguinte: a competência é mais subjetiva e pessoal, enquanto a habilidade é algo mais prático e tangível. Dessa forma, é por meio do exercício de habilidades específicas que chegamos a desenvolver uma competência.

As competências específicas da área do conhecimento guardam relação com conceitos diretamente relacionados a determinado campo de saber. É um ponto de intersecção entre as competências gerais e as competências especificas do componente.

Competências profissionais são habilidades e qualificações que uma pessoa possui para executar as tarefas e responsabilidades do dia a dia no trabalho. Uma competência pode ser técnica, de gestão ou comportamental.

O conceito de competência pode ser entendido como sendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários ao desempenho das funções dos que as pessoas exercem, visando o alcance dos objetivos da instituição.

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  • O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) consiste em quatro provas e uma redação. ...
  • Competência 1: Dominar linguagens (DL) ...
  • Competência 2: Compreender fenômenos (CF) ...
  • Competência 3: Enfrentar situações-problema (SP) ...
  • Competência 4: Construir argumentação (CA) ...
  • Competência 5: Elaborar propostas (EP)

Isto posto, as três dimensões da competência seguem essa ordem: 1. Conhecimentos, 2. Habilidades e 3. Atitudes/Comportamentos.

Uma competência é um conjunto de habilidades, comportamentos, atitudes e conhecimentos inter-relacionados, dos quais uma pessoa precisa para ser eficaz na maioria das ocupações profissionais e gerenciais. A competência é uma combinação de saber (conhecimento), saber ser, aptidões e traços de personalidade.

Portanto, as competências e habilidades da BNCC são conceitos complementares que direcionam para o mesmo objetivo: a possibilidade de garantir uma formação integral para todos os estudantes.

Como colocar as habilidades no currículo? Para colocar as habilidades no currículo, crie uma seção “habilidades no currículo”. Nela, liste 5 ou 6 das suas principais habilidades que sejam relevantes e que reflitam as suas principais qualidades profissionais.

Quais são as habilidades previstas na BNCC?

  • conviver;
  • brincar;
  • participar;
  • explorar;
  • expressar;
  • conhecer-se.

Quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos:

  • leitura/escuta;
  • produção (escrita e multissemiótica);
  • oralidade;
  • análise linguística/semiótica (reflexão sobre a língua, normas-padrão e sistema de escrita).

Quais são as 7 soft skills essenciais para o mercado de trabalho?

  1. Colaboração. Se tem uma habilidade procurada em primeiro lugar no mercado de trabalho é a colaboração. ...
  2. Flexibilidade. ...
  3. Comunicação eficaz. ...
  4. Escrita. ...
  5. Organização. ...
  6. Criatividade. ...
  7. Liderança.

O que são habilidades e competências? As habilidades são qualidades que um profissional possui naturalmente para desenvolver algo. Já as competências, são atributos que são desenvolvidos ou aperfeiçoados através de experiências ao longo da carreira.

Competências são um conjunto de habilidades e conhecimentos relacionados que permitem que uma pessoa atue efetivamente em um trabalho ou situação. Uma competência é mais do que apenas conhecimento e habilidades.

Para Perrenoud construir uma competência significa aprender a identificar e a encontrar os conhecimentos pertinentes. Do ponto de vista prático, isso significa que é necessário que os alunos descubram os seus próprios caminhos.

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC

  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.

Foram apresentadas aos respondentes 12 competências, sendo elas: didática, relacionamento, exigência, domínio da área de conhecimento, experiência de mercado, flexibilidade, criatividade, comunicação, liderança, planejamento, comprometimento e empatia.

Competências conceituais: conhecimentos e domínio dos conceitos e metodologias que devem ser empregados na execução técnica. Competências técnicas: conhecimento das boas práticas e funcionalidades específicas para um bom desempenho em seu campo de atuação no trabalho.

Existem 3 tipos de competências que são avaliadas pelos recrutadores: Organizacionais: visão estratégica, trabalho em equipe, visão sistêmica, etc. Técnicas: conhecimentos em informática, em ferramentas específicas (Excel, Software erp, proficiência em inglês, etc.