O que são competências comportamentais exemplos?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

São aquelas competências que estão relacionadas em um currículo e podem ser medidas por testes e provas. Aqui, podemos citar, por exemplo, idiomas, habilidades para operar ferramentas e softwares e até conhecimentos teóricos sobre determinadas áreas e métodos dentro da profissão.

Quais são os 4 tipos de perfis comportamentais?

  • Comunicador;
  • Executor;
  • Analista;
  • Planejador.

Existem 4 tipos de perfis comportamentais: o comunicador, o analista, o planejador e o executor.

Isto posto, as três dimensões da competência seguem essa ordem: 1. Conhecimentos, 2. Habilidades e 3. Atitudes/Comportamentos.

Aqui está um detalhamento de cada categoria com vários exemplos.

  1. 1 . Habilidades de liderança. ...
  2. 2 . Habilidades de planejamento e estratégia. ...
  3. 3 . Habilidades de comunicação. ...
  4. 4 . Habilidades organizacionais.

7 competências mais exigidas no mercado

  • Agilidade na tomada de decisão.
  • Espírito empreendedor.
  • Foco em resultados.
  • Orientação para custos.
  • Resiliência.
  • Senso de urgência.
  • Visão sistêmica.

As 5 competências da redação do Enem são a matriz de referência que padroniza o processo de avaliação e pontuação dos textos. Cada competência avalia um aspecto do texto. A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências, que compõem sua matriz de referência.

Quais são as 7 soft skills essenciais para o mercado de trabalho?

  1. Colaboração. Se tem uma habilidade procurada em primeiro lugar no mercado de trabalho é a colaboração. ...
  2. Flexibilidade. ...
  3. Comunicação eficaz. ...
  4. Escrita. ...
  5. Organização. ...
  6. Criatividade. ...
  7. Liderança.

Através dos dados coletados pela Solides, o perfil comportamental predominante dentro da população do Brasil, é o Comunicador. Dentro dessas quase 300 mil pessoas que realizaram o mapeamento do Profiler, cerca de 32,5%, tem esse perfil como predominante.

A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.

Por exemplo: há quem trabalhe melhor e seja mais produtivo sob pressão, enquanto outros preferem fazer tudo antecipadamente e com calma. Ao mesmo tempo, existem pessoas que reagem muito mal a feedbacks e/ou têm pouca inteligência emocional para lidar com críticas.

iniciativa e criatividade: fazer o que tem de ser feito e buscar novas soluções para problemas e situações cotidianas; ética: apresentar honestidade e agir corretamente; comprometimento: assumir e cumprir as responsabilidades; persistência e resiliência: não desistir dos objetivos e superar as adversidades.

As características comportamentais são um grupo de traços individuais que refletem na forma como o profissional pensa, sente e age dentro da sua organização. Cada empresa procura por profissionais com características específicas e que sejam compatíveis com seus valores, objetivos e perfil das equipes e colaboradores.

O perfil executor é o mais raro de todos os estilos comportamentais observados pela metodologia DISC. São apenas 3% dos profissionais que se enquadram nesse perfil. Os executores tendem a ser bastante competitivos e orientados para resultados.

As competências são várias e podem ser classificadas das mais diversas formas. Para ficar mais fácil de entender, aqui vamos dividi-las principalmente em quatro categorias: Conhecimentos, Habilidades, Atitude e Perspectiva.