O que são competências comerciais?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 25 de abril de 2023
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É a habilidade de conseguir concretizar desafios, desenvolver alianças e parcerias de negócios a longo prazo, benéficas para ambas as partes. Tem a ver com identificar os interesses da outra parte, saber comunicá-los oportunamente e identificar áreas comuns para chegar a acordos em que todos saiam ganhando.

O conceito de competência pode ser entendido como sendo o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) necessários ao desempenho das funções dos que as pessoas exercem, visando o alcance dos objetivos da instituição.

Essas três habilidades – técnicas, humanas e conceituais – requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito.

5 dicas para desenvolver habilidades de venda

  1. Conheça bem o que você está vendendo. Convencer alguém de que o seu produto é bom, sem conhecê-lo, é uma tarefa quase impossível. ...
  2. Conheça o seu cliente. ...
  3. Honestidade ao apresentar o produto. ...
  4. Os vendedores precisam fazer perguntas. ...
  5. O pós-venda merece atenção especial.

7 tipos de competências essenciais a qualquer profissional

  • Determinação. Determinação é a arte de ter foco e persistência para chegar alcançar um objetivo almejado. ...
  • Autonomia. ...
  • Controle emocional. ...
  • Empatia. ...
  • Liderança. ...
  • Vontade de aprender. ...
  • Criatividade.

E para isso, vou te revelar 4 competências específicas e que sem duvidas farão toda diferença em sua vida. Desde a década de 70, estes conceitos já haviam sido disseminados. E o nome dele é CHA, que quer dizer, C de conhecimento, H de habilidade e A de atitude.

7 competências mais exigidas no mercado

  • Agilidade na tomada de decisão.
  • Espírito empreendedor.
  • Foco em resultados.
  • Orientação para custos.
  • Resiliência.
  • Senso de urgência.
  • Visão sistêmica.

Conhecer a si mesmo, ser versátil, flexível, dotado de ampla inteligência emocional, boa comunicação, ser criativo e capaz de construir argumentos sólidos… Essas são algumas das habilidades profissionais exigidas pelo mercado atualmente. Fora o que foi citado até agora, ainda existem outras que merecem destaque.

Competências técnicas são competências que você desenvolve por meio de cursos. Também chamadas hard skills, essas competências podem ser formação superior ou técnica, nível de conhecimento de idioma, especialização, cursos extras que você tenha feito (como o avançado em cálculo que citamos acima).

Competências conceituais: conhecimentos e domínio dos conceitos e metodologias que devem ser empregados na execução técnica. Competências técnicas: conhecimento das boas práticas e funcionalidades específicas para um bom desempenho em seu campo de atuação no trabalho.

A competência se manifesta de forma diferente, mas diz respeito às mesmas habilidades. Um líder precisa estimular a cooperação com outros grupos e equipes e garantir a participação de todos, além de reconhecer os esforços de trabalho em equipe e fomentar o aprendizado que esse tipo de oportunidade proporciona.

Ao se considerar uma competência, seja ela técnica ou comportamental, deve-se levar em consideração seus três pilares, conhecidos como CHA - Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Quais são as 7 soft skills essenciais para o mercado de trabalho?

  1. Colaboração. Se tem uma habilidade procurada em primeiro lugar no mercado de trabalho é a colaboração. ...
  2. Flexibilidade. ...
  3. Comunicação eficaz. ...
  4. Escrita. ...
  5. Organização. ...
  6. Criatividade. ...
  7. Liderança.

De um modo geral, a descrição de competências profissionais está relacionada à capacidade que uma pessoa tem de executar determinada tarefa. Isso quer dizer que ela está diretamente ligada aos termos, como: aptidão, habilidade e qualificação.

As habilidades de vendas são as principais habilidades que permitem que os vendedores se comuniquem com sucesso com clientes em potencial e clientes para trabalhar no fechamento de vendas.

O que eu posso colocar em qualificações no currículo de vendedor?

  1. Comunicação clara e objetiva;
  2. Alta capacidade de organização;
  3. Flexibilidade e criatividade;
  4. Proatividade e vontade de aprender;
  5. Empatia e rapport em vendas;
  6. Especialista em negociações;
  7. Facilidade em lidar com objeções;
  8. Experiência com ferramentas CRM.

Perfil de Vendas:
Possui alta capacidade de resiliência e disposição à mudança. Sabe negociar e adequar linguagem para uma boa iniciativa e acabativa. Isso tudo somado à habilidade de ter bons relacionamentos. Formar uma equipe engajada inspira constantemente cada pessoa a fazer o seu melhor pelo time!

Então, qual o conceito de competência organizacional? É o conjunto de conhecimentos e habilidades coletivas de uma empresa para gerar benefícios para o negócio e para os clientes.

A Competência Estratégica refere-se a um conjunto de habilidades que estão relacionadas a uma visão mais ampla, mais sistêmica, não apenas a uma tarefa ou área específica, mas algo maior, mais abrangente e é uma das competências mais importantes para os profissionais que desejam gerir suas carreiras e crescer dentro ...