O que são células escamosas no colo do útero?

Perguntado por: upaz . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Carcinoma de células escamosas – é quando o tumor se origina de células da parte externa do útero em contato com a vagina. Essa região é chamada de ectocérvice e os tumores nela representam entre 80% e 90% dos casos de câncer de colo de útero.

O ASC-H é uma sigla que significa células escamosas atípicas, não se pode descartar uma lesão de alto grau. Essa é uma alteração que aparece em 0,2% dos exame preventivos do colo do útero. Se o seu preventivo teve como resultado ASC-H, isso significa que foi visto células anormais no papanicolau.

O risco de um resultado HSIL ser um câncer é de 7%. Portanto, toda a paciente com resultado HSIL no Papanicolau precisa ser investigada com colposcopia e biópsia.

Sintomas de carcinoma de células escamosas
O carcinoma de células escamosas é caracterizado por sua aparência espessa, descamativa e irregular, mas pode ter aparências diversas, e o médico pode suspeitar de inflamações em superfícies expostas ao sol que não cicatrizam.

As células escamosas atípicas são divididas em: ASCUS (células escamosas atípicas de significado incerto), que têm uma baixa probabilidade de ser pré-cancerosa. ASCH (células escamosas atípicas, não se pode descartar uma lesão de alto grau), que são mais susceptíveis de serem pré-cancerosas.

CAUSAS: AGENTES FÍSICOS ( trauma, coito), AGENTES QUÍMICOS (drogas, ácidos), AGENTES BIOLÓGICOS (Vírus, Bactérias, DST). escamosa. Considerada área de risco, que levam ao desenvolvimento do câncer do colo uterino.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

O que pode levar ao câncer do colo do útero? A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.

Papanicolau: identificar lesões no colo do útero
O Papanicolau, diferentemente do exame de HPV, não identifica o vírus em si, mas as alterações nas células do colo do útero que podem indicar lesões pré-cancerosas. É um exame preventivo que contribui para o diagnóstico precoce do câncer.

1. Que está coberto de escamas. 2. [ Botânica ] Que tem escamas.

A colposcopia com biópsia é realizada sempre que existe uma alteração no exame que seja sugestiva ou suspeita de se tratar de uma lesão maligna ou pré-maligna. Nestes casos, a área anormal do colo do útero é biopsada, sob visualização colposcópica.

O que pode ser identificado no resultado de Papanicolau
Após as descrições, se não encontrar lesões pré-malignas ou malignas, o resultado virá como negativo para células neoplásicas, ausência de atipias ou negativo para malignidade, o que anteriormente era definido como classe I (normal) ou classe II (inflamatório).

O resultado de um exame citopatológico do colo de útero indicando atrofia com inflamação é um achado normal no período climatérico. Quando não houver presença de atipias, não altera a rotina de rastreamento.

Além de servir para a detecção de lesões precursoras do câncer do colo do útero e da infecção pelo HPV, o Papanicolaou indica se você tem alguma outra infecção que precisa ser tratada. Siga corretamente o tratamento indicado pelo médico. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento.