O que são bens principais e acessórios?

Perguntado por: oarruda . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

O artigo 92 do CC define estes dois tipos de bens sendo principal o bem que existe por si só, abstrata ou concretamente, e o acessório, aquele cuja existência pressupõe a do principal.

Bens são valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relação de direito. Enquanto o objeto do direito positivo é a conduta humana, o objeto do direito subjetivo podem ser bens ou coisas não valoráveis pecuniariamente.

O que são bens? Quando falamos de bens, referimo-nos a algo palpável, ou seja, a objetos que podem ser tocados ou agarrados. São disto exemplo bens como a comida, a roupa, os brinquedos ou os livros.

Classificações de bens acessórios: Naturais – surgem da própria essência do bem principal, por exemplo, uma árvore e seus frutos. Industriais – têm sua origem numa atividade humana, como a cadeira e a mesa. Civis – são bens mais complexos, têm sua origem numa relação jurídica entre pessoas.

Acessório é aquele cuja existência supõe a do principal. A regra geral é que o acessório segue sempre a sorte do principal. São bens acessórios: os frutos; os produtos; os rendimentos (frutos civis); as pertenças (art.

Existem basicamente cinco tipos de bens patrimoniais: bens corpóreos, incorpóreos, bens móveis, bens imóveis e bens fungíveis. Bens corpóreos são os bens materiais, tangíveis, que podem ser tocados e vistos. Exemplos incluem um edifício, um carro, uma mesa, uma cadeira, um computador.

Tipos de bens econômicos

  • Públicos;
  • Privados;
  • Consumo;
  • Capital.

Conceito de bens: materiais e não materiais
Eles podem ser divididos em: Bens de consumo: destinados à satisfação de necessidades, podendo ser duráveis, como os imóveis, ou não-duráveis, como os alimentos; Bens de capital: servem para provocar o surgimento de novos bens, como equipamentos, maquinários, edifícios etc.

Quais são as classificações de bens de consumo?

  • Produtos de conveniência. Os produtos de conveniência são vendidos e consumidos com mais frequência no mercado. ...
  • Mercadorias. As mercadorias têm maior valor agregado, embora não sejam tão essenciais quanto os produtos de conveniência. ...
  • Produtos especiais. ...
  • Bens não procurados.

Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.

Coisa é tudo que existe com exceção do homem. Os bens são coisas úteis, suscetíveis de apropriação e que possuem um valor econômico.

Os bens são definidos como coisas ou objetos que possuem utilidade e servem para atender uma necessidade humana, eles podem ser trocados ou vendidos numa relação jurídica por causa de seu valor econômico ou pelo interesse que desperta. São classificados dentro do Código Civil dentro do livro 'Dos Bens'.

Bens comuns ou simplesmente comuns (do inglês Commons) denominam um conjunto de recursos, naturais ou culturais, que são compartilhados por um grupo de pessoas denominados commoners.

Dentro da esfera patrimonial, bens móveis são bens de essência material e que podem ser transportados sem alteração da substância ou da destinação econômico-social para outro lugar.

Do ponto de vista contábil, bens são tudo aquilo que uma entidade possui ou possa possuir em seu patrimônio, seja com a finalidade de uso, de troca ou de consumo, e que possa ser avaliado em moeda. Os bens (materiais e imateriais) de uma entidade podem ser utilizados para uso, troca ou consumo próprio.

São modelos de bens públicos de uso comum do povo: as ruas, as praças, os logradouros públicos, as estradas, os mares, as praias, os rios navegáveis etc. Em regra, são colocados à disposição da população gratuitamente.

Bens moveis são tudo que é seu sem ser um imóvel (casa, terreno, apto, etc...) exemplo de bem móvel: carro, tv, telefone, etc Bem imóvel se refere a imoveis ou seja casa, apto, terreno, galpao, etc.

Brincos, anéis, colares, pulseiras, lenços, chapéus, tiaras… São tantas opções de acessórios que poderíamos ficar o dia todo falando deles aqui. Os acessórios são itens indispensáveis no guarda-roupa de qualquer mulher (e dos homens também) porque tem o poder de transformar completamente até mesmo o look mais básico.