O que são bens de uso e consumo?

Perguntado por: vcrespo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Os materiais de uso e consumo caracterizam-se por não se agregarem, fisicamente, ao produto final, sendo meramente utilizados nas atividades de apoio administrativo, comercial e operacional (exemplo: papéis para escritório, lâmpadas para utilização nos prédios administrativos, etc.).

Bens de consumo: São destinados à satisfação das necessidades humanas, podendo ser duráveis, como no caso de imóveis, ou não-duráveis, como gasolina, alimentos, bebidas, etc. Bens de capital: Empregados para provocar o surgimento de novos bens, como no caso de equipamentos, maquinários, instalações, edifícios, etc.

Os bens de consumo são todos os produtos consumidos por indivíduos ou famílias. Assim, entram nessa conta os alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

O que são Bens Não de Uso? Os Bens Não de Uso, também conhecidos simplesmente por BNDU, costumam ser utilizados em negociações nas quais as partes envolvidas na transação estabelecem que é permitido ao devedor quitar sua dívida por meio da entrega de um bem.

b) O que são Bens? São coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis da avaliação econômica. c) Cite cinco exemplos de Bens. Veículos, imóveis, estoques de mercadorias, dinheiro, móveis.

Quais são os diferentes tipos de bens de consumo? Como você já sabe, os bens de consumo são divididos em três categorias: os bens de consumo duráveis, os bens de consumo semiduráveis e os bens de consumo não duráveis.

Consumo é o ato de utilizar um produto ou serviço para satisfazer uma necessidade pessoal ou de um grupo. Desta maneira, a ação de comer, se vestir e até mesmo o lazer, são atos de consumo. Podemos consumir bens materiais de longa ou curta duração.

Os produtos de consumo são aqueles destinados ao consumidor final e os industriais são destinados à fabricação de outros produtos e, dentro desses dois grupos, os produtos são classificados de acordo com a sua forma de utilização.

Os bens de consumo têm como foco a satisfação de um individuo ou grupo familiar, sendo feito para o consumidor final. No caso, produtos e materiais destinados a produção de um outro produto final não são considerados bens de consumo.

São aqueles que podem ser utilizados por períodos longos, como automóveis, móveis, eletrodomésticos, roupas, etc. São os bens de consumo destinados à utilização imediata, sendo os alimentos os melhores exemplos.

Os bens podem ser classificados em: móveis e imóveis, corpóreos e incorpóreos, fungíveis e infungíveis, consumíveis e inconsumíveis, divisíveis e indivisíveis, singulares e coletivos, comercializáveis ou fora do comércio, principais e acessórios, e públicos ou particulares.

Os bens de consumo estão divididos em duráveis, semi-duráveis e não duráveis. Os bens de consumo não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente, como alimentos (sorvetes, chocolate).

O QUE SÃO BENS INTANGÍVEIS? Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.

Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.

Bens de uso pessoal são as roupas, os sapatos, os arquivos pessoais. Isso tudo pertence exclusivamente ao seu dono, não podendo ser dividido com o outro cônjuge.

Os bens de uso especial ou do Patrimônio Administrativo Indisponível são aqueles bens que destinam-se à execução dos serviços administrativos e serviços públicos em geral (como por exemplo, um prédio onde esteja instalado um hospital público ou uma escola pública).

- Bens fixos, de uso ou imobilizados: também chamados de bens de capital, são todos aqueles que têm durabilidade maior que um ano e que fazem parte da rotina operacional da empresa. Temos como exemplos: imóveis, maquinário, veículos, entre outros.

Tipos de bens econômicos

  • Públicos;
  • Privados;
  • Consumo;
  • Capital.

Bens móveis são tudo que é seu sem ser um imóvel, casa, terreno, apartamento, etc, exemplo de bem móvel; carro, TV, telefone, etc. Bem imóvel se refere a Imóveis ou seja, casa, apartamento, terreno, galpão, etc.

Os bens patrimoniais podem ser móveis ou imóveis.

Os bens de primeira necessidade contemplados neste apoio são os seguintes: Bens alimentares: Frutas e hortofrutícolas (frescos ou congelados); Leguminosas (secas ou enlatadas);