O que são atributos intangíveis?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Pensando em uma loja de roupas, por exemplo, os atributos intangíveis dela seriam as sensações que sentimos ao entrarmos nela, como o cheiro, o acolhimento dos vendedores durante o atendimento, entre outros. Dessa forma, o intangível são os benefícios emocionais que uma marca proporciona ao cliente.

Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são os serviços.

Exemplos de Bens Intangíveis

  • Softwares;
  • Marcas;
  • Direitos autorais;
  • Licenças;
  • Patentes;

Os principais exemplos de ativos intangíveis são: marca, modelos, projetos, protótipos, licenças, know-how, franquias, direitos autorais, capital intelectual, patentes, softwares, desenvolvimento de tecnologias, carteira de clientes, equipe qualificada, entre outros.

Um ativo é intangível quando for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido/transferido, independente da intenção de uso pela entidade; ou se resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais. No caso de uma patente por exemplo, ela pode ser vendida e se encaixa nesse conceito de intangível.

A intangibilidade é a característica mais importante dos serviços. Os serviços “puros” não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem comprados. Por exemplo, quem vai ao cabeleireiro cortar os cabelos não consegue ver o resultado antes da compra.

Um ativo intangível deve ser reconhecido inicialmente ao custo. 25. Normalmente, o preço que a entidade paga para adquirir separadamente um ativo intangível reflete sua expectativa sobre a probabilidade de os benefícios econômicos futuros esperados, incorporados no ativo, serem gerados a seu favor.

Apesar de não ser a única característica desses ativos, podemos definir os bens intangíveis como aqueles que não possuem uma forma física, ou seja, as propriedades imateriais de uma empresa, como é o caso de direitos autorais, marcas, patentes, receitas, carteira de clientes, entre outros.

Consideram-se ativos tangíveis todos os bens materiais que podem ser tocados, portanto, os bens concretos, tais como: dinheiro, máquinas, imóveis, produtos, etc. Já os ativos intangíveis se tratam dos bens que, embora existam e também sejam de grande valor, são imateriais, ou seja, não se podem ver nem tocar.

Entre os bens tangíveis podemos elencar os seguintes: máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, instalações etc. E, entre os bens intangíveis, podemos citar: softwares, direitos autorais, marcas comerciais etc.

Como falamos acima, os bens intangíveis são aqueles que não possuem uma forma física e que são essenciais para a manutenção da empresa, além de agregar valor ao negócio. Por outro lado, os bens tangíveis são aqueles que são necessários para realizar as operações da empresa.

Significado de Tangível
adjetivo Que se consegue tocar; que pode ser apalpado; tocável. Que se pode perceber através do tato; corpóreo. [Figurado] Que é compreensível; que se entende com facilidade.

De acordo com especialistas, investir em bens intangíveis é indispensável para uma organização manter-se no mercado e crescer economicamente. Pesquisas mostram que aquelas com maiores ativos intangíveis geram mais lucros para seus acionistas e constroem um verdadeiro valor para suas marcas.

Um passivo intangível é o passivo invisível em relação às informações constantes das demonstrações contábeis, balanço patrimonial, normalmente disponibilizadas aos utentes, é oriunda, quiçá, de atos de omissão da administração como o dever de diligência, lealdade e probidade, estas omissões ocultam eventuais riscos.

Como contabilizar ativo intangível
Se o item não for reconhecido como ativo intangível segundo os critérios do CPC 04, ele entra como despesa no balanço patrimonial. Se for reconhecido como ativo intangível, ele entra para um grupo chamado de “ativo não-circulante”.

Confiança

Confiança: o principal ativo intangível de uma empresa.

Os ativos intangíveis são ativos que não podemos tocar, mas ainda assim possuem grande relevância para determinar o valor de mercado da empresa. Exemplos: marcas, patentes, carteira de clientes.