O que são atrativos florais?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Essa é a principal função dos atrativos florais: sinalizar aos visitantes a presença de recursos florais e atraí-los para visitas. Diferentemente dos recursos florais, o atrativos florais geralmente não são utilizados pelos polinizadores.

Os agentes polinizadores são atraídos pelos recursos chamados primários oferecidos pelas flores, como néctar, pólen, óleos e resinas. Existem também recursos atrativos chamados secundários como as cores e os odores, sendo que algumas flores exalam substâncias atrativas para polinizadores específicos.

Um visitante floral polinizador deve visitar a mesma espécie de flor possibilitando a transferência do pólen de uma para a outra, garantindo a reprodução sexuada.

Essa é a principal função dos atrativos florais: sinalizar aos visitantes a presença de recursos florais e atraí-los para visitas. Diferentemente dos recursos florais, o atrativos florais geralmente não são utilizados pelos polinizadores.

Quando o floral começa a fazer efeito? O tempo de efeito do floral varia de pessoa para pessoa. Há quem sinta melhoras na ansiedade no mesmo dia após tomar o floral. No entanto, o tempo médio que se espera para que o floral comece a fazer efeito de fato é de duas semanas.

O efeito ao tomar-se florais é o estímulo do próprio potencial de auto-cura da pessoa, liberando o sistema físico para empenhar-se completamente na luta contra a doença e o estresse.

Só que o risco de usar o floral como tratamento é que ele pode ter sua eficácia reduzida, não apresentando o resultado esperado quando você precisar dele. Além de prejudicar o olhar sobre a causa do sintoma o que pode fazer com que te deixe dependendo de algo externo para aliviar as suas dores.

Flores que atraem beija-flor
Amélia. Brinco-de-princesa. Caliandra. Camarão.

Flores polinizadas por animais geralmente têm características que atraem os polinizadores, como: corola vistosa, glândulas odoríferas e produtoras de substâncias açucaradas (nectários). Seus estigmas costumam ter tamanho reduzido e a quantidade de pólen produzida nos estames é relativamente pequena.

As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.

Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia). Normalmente, as flores coloridas atraem seu agente com eficiência, devido aos diferentes tons e quantidade de cores. Os insetos conseguem perceber tons que variam do amarelo ao vermelho com grande facilidade.

Abelhas. As abelhas são os principais polinizadores da agricultura. O fato de visitarem mais de 90% dos 107 principais cultivos agrícolas do mundo quer dizer que polinizam 10% do PIB mundial, o que corresponde a 200 bilhões de dólares.

A transferência de pólen para o estigma pode ocorrer das anteras para o estigama da mesma flor ou de flor diferente, mas na mesma planta (autopolinização) ou pode ser feita de uma flor para outra em plantas diferentes (polinização cruzada).

A indução floral refere-se aos eventos que sinali- zam à planta a alteração do seu programa de desen- volvimento. Como conseqüência, o meristema caulinar se reestrutura para produzir um primórdio floral, em vez de um primórdio foliar.

Revela o oculto, o que está por traz das aparências. Esta essência floral ativa a intuição, a visão interna. Floral muito útil de ser utilizado quando vivemos certas situações em que pressentimos existir algo oculto e ameaçador por traz das aparências.

O terapeuta holístico ou terapeuta floral está capacitado a enxergar as flores em você! Dessa forma, ele busca nas essências ferramentas para ajudar no processo de mudança e transformação dessas emoções negativas em neutras – e depois em positivas.

Consuma 4 gotas do produto, três vezes ao dia, de modo sublingual ou diluído em água para atenuar o sabor.

Ao escolher florais para si mesma/o comece usando um só, e no máximo 5 ou 6 florais ao mesmo tempo. Isso ajuda você a ter clareza e ordem no processo: o uso de poucas essências florais de cada vez nos permite perceber com mais nitidez sua eficácia e efeitos.

O Dr. Bach também indica que os horários de transição de estados de consciência, logo ao acordar e pouco antes de dormir, são excelentes momentos para tomar as essências florais pois estamos mais relaxados e receptivos aos efeitos das essências.

Os florais podem ser usados por qualquer pessoa, diante da recomendação de profissionais. Ajudam no tratamento de doenças, como ansiedade e depressão. São alternativas para lidar com situações estressantes e que gerem sentimento negativo. Trabalham as emoções, e não a doença.

Continuar lendo