O que são atos voluntários e involuntários do sistema nervoso?

Perguntado por: hbaptista . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Existem dois tipos de movimentos: involuntários e voluntários. Movimentos involuntários são aqueles que realizamos sem a nossa vontade, ou seja, involuntariamente. Por exemplo: piscar, bocejar, soluçar, espirrar. Movimentos voluntários são os que realizamos de acordo com a nossa vontade, ou seja, voluntariamente.

Movimento voluntário
São os casos nos quais o movimento é completamente planejado pelo sistema nervoso central, reunindo as etapas de planejamento, tático e execução.

As ações do corpo que obedecem à nossa vontade, como correr, andar de bicicleta, usar o computador, levar um talher à boca, são denominadas ações voluntárias, ao passo que as ações que ocorrem de forma inconsciente, como afastar a mão de um objeto que está causando dor, são chamadas de ações involuntárias.

É dito de forma bem clara que qualquer atividade não remunerada – quando você não receba nenhum tipo de pagamento ao realizá-la – pode ser considerada trabalho voluntário, seja para uma entidade pública ou privada sem fins lucrativos. Esse é o ponto principal que diferencia o trabalho formal do voluntário.

Nervos do sistema nervoso autônomo regulam o movimento involuntário, a transmissão de informações entre o sistema nervoso central e os músculos lisos dos órgãos internos do corpo e do músculo cardíaco.

Existem dois tipos de movimentos: involuntários e voluntários. Movimentos involuntários são aqueles que realizamos sem a nossa vontade, ou seja, involuntariamente. Por exemplo: piscar, bocejar, soluçar, espirrar. Movimentos voluntários são os que realizamos de acordo com a nossa vontade, ou seja, voluntariamente.

Há os “voluntários” e “involuntários”. Os voluntários dependem da ordem que damos para fazer algo e os involuntários não dependem dessa ordem, como acontece com o bater do coração. Alguns dos principais músculos são o trapézio, os tríceps e os bíceps ou os abdominais.

Existem dois tipos de músculos: os músculos estriados, que atuam sob o domínio da vontade (músculos voluntários) e os músculos lisos, que se contraem independentemente da vontade (músculos involuntários).

Os movimentos voluntários, como andar, sorrir e mudar a expressão facial, são resultantes da contração dos músculos estriados esqueléticos, que estão sob o controle do sistema nervoso periférico voluntário, também chamado de sistema nervoso periférico somático.

Tipos de trabalho voluntário

  1. 1 – Hospitais. ...
  2. 2 – Natureza e animais. ...
  3. 3 – Educação. ...
  4. 4 – Turismo. ...
  5. 5 – Gastronomia. ...
  6. 6 – Psicologia. ...
  7. 7 – Idosos.

Segundo definição das Nações Unidas, "voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

A ação pode ser voluntária ou involuntária; sua diferenciação radica no princípio do movimento ser interno ou externo ao agente, as voluntárias são aquelas que se seguem da escolha, aquelas as quais o princípio do movimento é interior no agente; enquanto as involuntárias são as que derivam da força ou ignorância.

Promoção de bazares de troca de roupas e brinquedos, palestras sobre consumo consciente, campanha de substituição do copo plástico por canecas e oficinas de aproveitamento de materiais recicláveis são algumas das ações que contribuem para o atingimento do ODS 12.

As ações involuntárias acontecem quando o agente ignora (por ignorância) as consequências do ato praticado, ou, quando o mesmo é forçado a agir contra sua vontade.

O sistema nervoso, também chamado de sistema neural, é responsável por controlar as ações voluntárias (correr, falar, andar, etc.)

Segundo Aristóteles, “o ato feito por ignorância é sempre não voluntário; ele só é involuntário se o agente sente aflição e arrependimento” (EN 1110b18- 19).

Atos voluntários são aqueles que podemos controlar, como mexer braços e pernas. Já os atos involuntários, não controlamos, como os batimentos cardíacos.

O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro à medula espinhal e controla funções involuntárias como respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.

A cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo: O cérebro, o órgão mais importante do sistema nervoso que controla o corpo todo. Ele é responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.