O que são as vestes sagradas?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Estas vestimentas são as que foram usadas nas celebrações litúrgicas da Igreja Católica desde os seus primórdios e evoluíram de acordo com a maior riqueza e brilho conferido aos cultos, passando a ser consideradas como arte.

O que são vestes litúrgicas? A veste litúrgica serve para transformar os sacerdotes na figura divina por meio de vestes diferentes das do cotidiano. Ela é o meio pelo qual o ministro desaparece deixando lugar a Cristo, possível graças ao Espírito Santo; é o sinal externo da disponibilidade de ser usado por Deus.

Cíngulo: cordão com o qual se prende a alva ao redor da cintura. Conforme o feitio da alva ou túnica, dispensa-se o uso do cíngulo. › Amito: pano que o padre coloca ao redor do pescoço antes de revestir outros paramentos. › Estola: veste litúrgica dos ministros ordenados.

Quem veste-se com o coração não está preocupado em chamar a atenção para si. "Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas. Em vez disso, deve ser o seu ser interior, a beleza indecifrável de um corpo gentil e quieto”.

Como se vestir bem?

  1. Use bordados e estampas. Já que você estará sempre com o corpo bem coberto, essa é a oportunidade perfeita de explorar diferentes visuais com o uso de estampas e bordados, sem exageros. ...
  2. Invista no comprimento midi. ...
  3. Tenha vestidos para todas as ocasiões. ...
  4. Concilie as peças. ...
  5. Mantenha-se informada.

Inclusive, Jesus identifica que especificamente esses homens de túnicas longas (Marcos 12:38) não merecem as honras que recebem de pessoas que se impressionam com seus trajes finos, pois, na verdade, eles devoram injustamente as casas das viúvas.

A roupa utilizada pelas freiras é chamada de “hábito”. As freiras usam o hábito para demostrar que pertencem a religião católica. Elas também vestem um véu não transparente na cabeça. A batina é uma roupa usada pelos diáconos, presbíteros, padres e bispos.

As batinas devem conter geralmente 33 botões de cima abaixo, representando a idade de Cristo, e cinco botões nos punhos, que representam as cinco chagas de Cristo.

Para diáconos, sacerdotes e bispos, o cíngulo pode ser de cores diferentes, de acordo com o tempo litúrgico ou a memória do dia. No simbolismo das vestes litúrgicas, o cíngulo representa a virtude do auto-controle, que São Paulo enumera entre os frutos do Espírito (cf. Gálatas 5:22).

Cores Litúrgicas: usa-se o preto na sexta-feira Santa, roxo-lilás no Sábado, amarelo (Cristo, o sol nascente) e branco no domingo da Ressurreição.

O Missionário Redentorista, padre Luiz Carlos de Oliveira explicou ao Portal A12 que a cor roxa, usada na Quaresma, no Advento e nas missas funerais, indica tempo de reflexão, penitência, conversão e mesmo sofrimento de morte.

A batina é para o padre proteção, alerta e às vezes, até sinal vermelho. Alerta porque se ele está com a sua veste própria, é convidado a agir como sacerdote. O hábito lembra ao padre uma coisa que muitas vezes não queremos aceitar: o padre não é uma pessoa comum.

A estola é um objeto de uso litúrgico, vinculado aos paramentos para a celebração da missa. O seu uso é reservado especialmente para aqueles que receberam o sacramento da ordem. No caso do sacerdócio, a estola confere múnus, que é o poder sacerdotal de Jesus que o ministro ordenado exerce em nome de Cristo na Igreja.

A batina ou sotaina é uma roupa eclesiástica, própria dos clérigos (diáconos, presbíteros - padre e bispos). Tradicionalmente, possui 33 botões de alto a baixo, representando a idade de Cristo, cinco botões em cada punho, representando as cinco chagas de Cristo.

Entre as entrevistadas que professam a fé cristã pentecostal (Assembleia de Deus, Igreja Ipiranga, Missões, Batista), observou-se como a saia representa a ideia de modéstia e pudor, conforme determina a Bíblia, bem como o cumprimento doutrinal da religião.

A moda evangélica é um segmento que se destaca por ter roupas específicas e mais formais para pessoas que seguem essa crença. No entanto, seu mercado está crescendo cada vez mais, e pode ser uma boa opção de negócio. Veja dicas para ter sucesso trabalhando com esse nicho!

A combinação mais comum usada para ir à igreja é da camiseta básica ou as queridinhas blusinhas evangélicas com os modelos clássicos de saias e vestidos, como o godê e o lápis. Ou então, com calças retas, nas igrejas em que o uso é permitido.

Diz a Bíblia sagrada: “Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Ele”. No primeiro livro de Coríntios, o capítulo 6 aborda o respeito e o cuidado que precisamos ter com nossos corpos, para que assim possamos ter uma vida mais correta e saudável.

Assim como Deus orienta que as mulheres devem ser submissas, também orienta aos maridos amar suas mulheres, como ao seu próprio corpo. Em Efésios 5.28, vemos que “quem ama a esposa, a si mesmo se ama.” Assim, quando o homem ama, zela e cuida da sua esposa, está amando, zelando e cuidando de si mesmo.

Assim como a igreja estará limpa para lhe receber, o ideal é que você também vá com roupas confortáveis, limpas e que não apareçam mais do que o motivo por você estar no local: Jesus Cristo. Dessa forma, o bom senso é o começo para a escolha do que vai vestir.