O que são as Trabeculas Carneas?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

As trabéculas cárneas são colunas musculares arredondadas ou irregulares que se projetam da superfície interior dos ventrículos direito e esquerdo do coração.

As lacunas entre as lamínulas ósseas são chamadas de trabéculas ósseas. Nos ossos longos a diáfise é composta por osso compacto externamente ao canal medular, enquanto as epífises são compostas por osso esponjoso envolto, por uma fina camada de osso compacto.

As trabéculas, possuem como componente principal, a medula óssea vermelha. No corpo humano, existe além do tecido esponjoso, o tecido compacto, que é aquele que representa a maior parte da estrutura óssea, uma vez que apresenta canalículos, sendo ausentes os poros, característicos do tecido esponjoso.

O coração divide-se em quatro cavidades, sendo: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Entre o átrio direto e o ventrículo direito existe a valva tricúspide, e entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo existe a valva mitral.

O coração consiste em quatro câmaras: os dois átrios e os dois ventrículos . O sangue que retorna ao coração entra nos átrios e é bombeado para os ventrículos. Do ventrículo esquerdo, o sangue passa para a aorta e entra na circulação sistêmica .

Sua principal característica é possuir fibras colágenas organizadas em lamelas que ficam paralelas umas às outras ou se dispõem em camadas concêntricas em torno de canais com vasos, formando os sistemas de Harvers ou ósteon.

Os dois ventrículos do coração são separados pelo septo interventricular. O músculo da parede do coração é formado por três camadas: o endocárdio, o miocárdio e o pericárdio.

a morfologia e o trabeculado ósseo das porções não colapsadas do corpo vertebral devem estar preservadas nas afecções benignas. Nos colapsos malignos, o trabeculado do restante do corpo apresenta-se heterogêneo e distorcido.

As trabéculas ósseas se dispõem segundo as linhas de força que atuam nesta região tornando o osso esponjoso bastante resistente, porém leve. As cavidades do osso esponjoso costumam conter medula óssea. Na imagem inferior: Há uma região periférica (em vermelho) correspondente a osso compacto.

Função: sintetiza a parte orgânica da matriz extracelular (como as glicoproteínas, proteoglicanos e colágeno I) e concentra o fosfato de cálcio, participando da mineralização da matriz óssea.

O tecido ósseo é composto por três tipos celulares básicos: os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos. Osteócitos são responsáveis por compor o interior da matriz óssea, preenchendo assim as lacunas das quais partem os canalículos. Cada uma dessas lacunas pode abrigar apenas um osteócito.

O tecido ósseo é formado por células e material extracelular calcificado, a matriz óssea. As células deste tecido podem ser de três tipos: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Os osteoblastos localizam-se periferia do osso e possuem longos prolongamentos citoplasmáticos que tocam os osteoblastos vizinhos.

Introdução: O osteoclasto é uma célula especializada, cuja principal função é a reabsorção óssea. Está envolvida na patogénese da osteoporose, da Doença de Paget e das metástases ósseas, entre outras.

A Veia Jugular Interna (VJI) direita comunica-se com o Átrio Direito (AD) quase em linha reta através da veia cava superior, enquanto o mesmo não ocorre com a VJI esquerda, devido à sua interposição.

veia cava superior

Veias cava
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

miocárdio

O músculo do coração, que envolve todas essas cavidades, é chamado de miocárdio e a inflamação deste músculo é chamada de miocardite. O não funcionamento adequado do músculo cardíaco pode dificultar a chegada de sangue aos demais órgãos.

As valvas cardíacas são responsáveis por regular a passagem de sangue entre essas câmaras do coração. A função delas — e, por consequência, a importância — é interromper e liberar o fluxo sanguíneo no momento certo.

O septo atrial separa o átrio direito do átrio esquerdo (as duas câmaras de cima do coração), enquanto o septo ventricular separa o ventrículo direito do esquerdo.

As válvulas mitral e tricúspide controlam o fluxo de sangue dos átrios para os ventrículos. As válvulas aórtica e pulmonar controlam o fluxo de sangue para fora dos ventrículos.

Basicamente a diferença entre elas é que a osteoporose é uma doença onde ocorre perda de osso e risco de fratura, e a osteopenia indica apenas a redução da massa óssea, que quando não tratada, pode se agravar, levando a osteoporose. Geralmente, a osteopenia antecede a osteoporose.

O organismo passa a produzir um tecido cartilaginoso no ponto da fratura para cicatrizá-la – é o calo mole. O tecido cartilaginoso é preenchido por cálcio e fosfato e endurece. Eis a fase do calo duro. Embora ele já proporcione estabilidade, não tem a mesma resistência do osso íntegro.

Continuar lendo