O que são as sombras projetadas no fundo da caverna?

Perguntado por: amartins3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

As sombras projetadas em seu interior representam a falsidade dos sentidos, enquanto as correntes significam os preconceitos e a opinião que aprisionam os seres humanos à ignorância e ao senso comum.

05 – Qual é o significado das 'sombras' que dominam os habitantes que continuam dentro da caverna? A ignorância pela falta do conhecimento. 06 – O caminho para atingir a luz está repleto de desafios, mesmo assim o habitante avança em direção a ela. O que acontece, então, quando a sua visão se torna completa?

Pensam assim porque não conhecem outro mundo. Com essa alegoria, Platão compara a caverna ao mundo sensível onde vivemos, que é o mundo das aparências. Reflexos da luz verdadeira (as idéias) projetam as sombras (coisas sensíveis que tomamos por verdadeiras).

Sabe-se que existem dois tipos de sombras: a sombra própria e a sombra projetada. A sombra própria é quando ela é formada pelo objeto ou por algum efeito de luz sobre o objeto. Já a sombra projetada seria um objeto que entra em contato com a luz e a gera, sendo projetada em algum plano ou noutro objeto.

Que são as sombras das estatuetas? As coisas materiais e sensoriais que percebemos. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo.

A caverna é tudo aquilo que nos mantém nos graus menos elevados de sabedoria. As sombras na parede da caverna são os frutos de nosso conhecimento costumeiro, que nos enganam mostrando-se de maneira diferente do que realmente são. A saída da caverna: é o movimento em direção ao conhecimento racional e verdadeiro.

( ) No mito da caverna, o prisioneiro que se liberta e contempla a realidade fora da caverna, devendo voltar à caverna para libertar seus companheiros, representa o filósofo que, na concepção platônica, conhecedor do Bem e da Verdade, é o mais apto a governar a cidade.

O instrumento que liberta o prisioneiro da caverna é busca pelo conhecimento e o que ele deseja libertar é com a socialização dessa sabedoria.

Nessa alegoria as sombras e os ecos representam as opiniões e os preconceitos que trazemos do senso comum e da vida cotidiana. De acordo com Platão, são conhecimentos errados que adquirimos por meio dos nossos sentidos e do dia a dia.

POR QUE OS HOMENS DAS CAVERNAS DORMIAM AMONTOADOS? PARA MANTER O CALOR DO CORPO E PROTEGÊ-LOS DO FRIO INTENSO.

Para Platão, o que percebemos pelos nossos sentidos pode nos enganar porque somos limitados quanto ao que vemos, lemos e/ou ouvimos.

A caverna é o mundo em que vivemos. As sombras fazem parte do senso comum, do conhecimento superficial e leviano. O mundo externo é o mundo das ideias, onde reside a verdade real de todas as coisas.

2) Como estão agrilhoadas, as pessoas da caverna se habituam com a ideia de que fora da caverna há apenas um 'teatro de sombras'. Que sentindo amplo, figurado, pode estar sendo representado pelos 'grilhões' que impedem as pessoas da caverna de se moverem?

A sombra é um item de maquiagem para os olhos que acrescenta profundidade e dimensão. Ela pode ser aplicada de infinitas maneiras, tudo depende do efeito desejado. Você pode usar a sombra para contornar o olhar, dar um toque de cor e iluminação, criar um contraste chamativo, apostar em um visual divertido e por aí vai!

Em uma noite normal, a Lua brilha, refletindo a luz do Sol. Mas quando a Terra passa exatamente entre o Sol e a Lua, a sombra da Terra cai sobre o seu satélite.

B – Sombra Projetada
A marcação deste tipo de sombra é realizada sobre superfícies que se encontram abaixo ou em lados opostos aos objetos iluminados, como exemplo podemos citar superfícies de chão, tampos de mesas, superfícies de mares rios ou lagos, paredes, entre outros.