O que são as solas?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

A Reforma tem cinco pilares, os cinco “solas” (somente): Sola Scriptura (Somente a Bíblia e toda a Bíblia); Solus Christus (Somente Cristo); Sola Gratia (Somente a Graça); Sola Fide (Somente a Fé); Soli Deo Gloria (Somente a Deus Glória).

O monge Lutero e as 5 solas.

E os cinco solas são: Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria. Esses são os pilares da Reforma Protestante.

Assim temos os 5 Solas da Reforma, são eles:

  • Sola Scriptura = Somente a Escritura.
  • Solus Christus = Somente Cristo.
  • Sola Gratia = Só a Graça.
  • Sola Fide = Só a Fé
  • Soli Deo Gloria = Somente a Deus a Glória.

Assim, podemos concluir que o que Martinho Lutero defendia era a volta às origens da religião, a valorização da fé, da conexão com Deus e a ajuda aos pobres, colocando fim ao chamado comércio de indulgências.

Por causa das 95 teses Martinho Lutero foi excomungado e expulso da Igreja pelo papa Leão X que teve apoio de Carlos V, imperador alemão. O príncipe da Saxônia, Frederico, protegeu Lutero. Ali, ele fundou uma nova religião: o Luteranismo.

Soli Deo gloria (do Latim: Glória somente a Deus) é o princípio protestante segundo o qual toda a glória é devida a Deus por si só, uma vez que salvação é efetuada exclusivamente através de sua vontade e ação.

Calvinismo é uma religião cristã surgida durante a Reforma Protestante e que se baseia na predestinação, na valorização dos bons costumes e na defesa do trabalho e do lucro. João Calvino fundou, em 1534, uma religião que acreditava na predestinação, ou seja, que a salvação fora determinada por Deus.

Sola Fide (Somente a Fé) – A salvação é um presente que Deus nos dá e isso se efetiva somente por meio da fé, jamais pelas obras humanas.

Os protestantes defendem a crença de que a única autoridade a ser seguida é a "Palavra de Deus", presente na Bíblia Sagrada. De acordo com esse ponto de vista, pela ação do Espírito Santo, os cristãos, ao lerem a Bíblia, teriam uma maior harmonia com Deus.

São três as principais doutrinas da Igreja reformada: as Igrejas luterana herdadas do pensamento de Lutero, as Igrejas calvinistas (reformadas, ou presbiterianas) e a Igreja anglicana.

Para nós, luteranos, a expressão “os quatro pilares da Reforma” é bem conhecida. Lutero, durante toda a sua trajetória de luta pela renovação da Igreja, insistiu muito nesta idéia. Quais são os quatro pilares que sustentam a Igreja Cristã? Graça, Fé, Escritura e Cristo.

Estes três pilares são as três coisas que aconteciam por onde quer que andavam. Jesus e seus discípulos pregaram o evangelho do Reino (1), curaram enfermos (2) e expulsaram demônios (3). Estes são os três pilares através dos quais Jesus manifestava o Reino de Deus cumprindo com o propósito para o qual foi enviado.

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão que tinha o objetivo de trazer a renovação da Igreja. A Reforma teve início na Europa Central, ocorreu no século XVI e seu líder foi Martinho Lutero. Através deste movimento, várias igrejas foram criadas, e estas se declararam fora da autoridade do Papa.

Essa reforma foi motivada pela insatisfação de Lutero com as práticas e alguns princípios teológicos praticados pela Igreja, sendo um de muitos movimentos do tipo que aconteciam na Europa desde a Idade Média.