O que são as razões trigonométricas?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

As razões trigonométricas, também chamadas de relações trigonométricas, são as possíveis divisões entre as medidas dos dois lados de um triângulo. As três razões mais conhecidas são: seno, cosseno e tangente.

As razões trigonométricas possuem muitas aplicações. Assim, conhecendo os valores do seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo, podemos fazer diversos cálculos geométricos. Um exemplo notório, é o cálculo realizado para descobrir o comprimento de uma sombra ou de um prédio.

Seno, cosseno e tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. São chamados de relações trigonométricas ou razões trigonométricas.

A trigonometria é uma área da geometria plana euclidiana que analisa a relação existente entre os ângulos de um triângulo e o comprimento dos seus lados. As razões trigonométricas principais são o seno, o cosseno e a tangente.

O seno de um ângulo é a razão entre o cateto oposto ao referido ângulo e a hipotenusa de um triângulo retângulo. Dessa forma, pode-se entender que a razão é o resultado da divisão da medida do cateto oposto pela medida da hipotenusa.

Seno, cosseno e tangente são divisões realizadas entre as medidas de lados de um triângulo retângulo. Elas podem ser usadas para relacionar essas medidas de lados a medidas de ângulos, formando um estudo conhecido como Trigonometria. Essas divisões são conhecidas como razões trigonométricas.

Trigonometria é parte da geometria plana que estuda a relação entre a medida dos lados e dos ângulos de um triângulo, seja ele retângulo, seja ele um triângulo qualquer. A trigonometria é a área da matemática que estuda a relação entre a medida dos lados de um triângulo e seus ângulos.

São elas: seno, cosseno e tangente. As funções trigonométricas estão baseadas nas razões existentes entre dois lados do triângulo em função de um ângulo.

Para que serve a tabela trigonométrica? A função da tabela trigonométrica é fornecer a relação de um ângulo com os seus respectivos valores de seno, cosseno e tangente. Essas tabelas foram desenvolvidas com o objetivo de facilitar os cálculos relativos à trigonometria.

Conhecendo a hipotenusa e os catetos de um triângulo retângulo, existem três razões trigonométricas, que nada mais são do que razões entre os lados do triângulo.

- Por fim, a tangente é a razão entre os catetos: tg A = cateto oposto/cateto adjacente.

As principais funções trigonométricas são: função seno; função cosseno; função tangente.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

O triângulo é a figura mais simples e uma das mais importantes da Geometria. Ele possui propriedades e definições de acordo com o tamanho de seus lados e a medida dos ângulos internos.

A Trigonometria nasceu no ano 300 a.C. entre os gregos, para resolver problemas de Astronomia Pura.

A medida de um arco no círculo trigonométrico pode ser dada em grau (°) ou radiano (rad). 1° corresponde a 1/360 da circunferência. A circunferência é dividida em 360 partes iguais ligadas ao centro, sendo que cada uma delas apresenta um ângulo que corresponde a 1°.

Razão entre o cateto adjacente sobre a hipotenusa
O cosseno é uma das funções do estudo matemático relacionado a trigonometria. Esse tema, além de ser usado em diversas áreas do conhecimento como: medicina, astronomia e economia, é ainda recorrente em vestibulares.