O que são as organelas?

Perguntado por: olopes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4 / 5 18 votos

Organelas celulares são estruturas envolvidas por membranas, localizadas no citoplasma de células eucarióticas e que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula. São exemplos: núcleo, mitocôndria, retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomo, peroxissomo, cloroplasto e vacúolo.

Além da presença de núcleo, elas se destacam por possuir organelas membranosas, as quais desempenham as mais variadas funções, tais como respiração celular, digestão intracelular e síntese de substâncias. Esse tipo de célula pode ser encontrado em algas, protozoários, fungos, plantas e animais.

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

Elas são as mitocôndrias, os peroxissomos, o retículo endoplasmático rugoso (RER), o retículo endoplasmático liso (REL), o complexo de Golgi e os lisossomos. Falaremos detalhadamente de cada uma delas no próximo tópico.

Procariontes: bactérias e arqueobactérias; Eucariontes: protista, plantas, fungos e animais.
...
As células procariontes (ou as bactérias) possuem membrana celular que exerce o papel seletivo e também de:

  • delimitação celular;
  • parede celular;
  • cápsula bacteriana feita de polissacarídeos;
  • citoplasma.

A célula é a estrutura funcional que constitui todo ser vivo, exerce funções no DNA, metabolismo, sintese de proteina, reprodução e divisão. armezenar e replicar dna, síntese de carboidratos e filtração de substancias intra e extracelulares, assim também produzindo energia.

Os ribossomos são as estruturas responsáveis pelo processo de síntese proteica. Eles estão presentes em células procarióticas e eucarióticas, sendo encontrados em maior quantidade em células nas quais há uma intensa síntese de proteínas.

São organelas membranosas: membrana plasmática (celular), retículo endoplasmático rugoso (RER), retículo endoplasmático liso (REL), aparelho de Golgi, endossomos, lisossomos, vesículas de transporte (vesículas pinocíticas, vesículas endocíticas e vesículas revestidas), mitocôndrias e peroxissomos.

mitocôndrias

A respiração celular ocorre nas mitocôndrias das células animais. Nas células vegetais a organela responsável pela respiração celular é o cloroplasto.

Além da ausência de núcleo, nas células procariontes não se observa nenhuma outra organela celular.

Nas células animais, podemos observar a presença das seguintes organelas:

  • retículo endoplasmático;
  • complexo golgiense;
  • lisossomo;
  • peroxissomo;
  • mitocôndria;
  • centríolos.

A principal diferença entre esses dois tipos está na estrutura celular. A célula procariótica caracteriza-se pela ausência de núcleo e estrutura simples. Já a célula eucariótica tem núcleo definido e estrutura mais complexa. Há mais de 3,5 bilhões de anos acredita-se que surgiu a primeira célula procariótica.

Ele permite, inclusive, que uma espécie crie resistência antibiótica a partir daquela obtida por outro organismo de espécie diferente. Nesta reprodução, não ocorre a condensação dos cromossomos em função da ausência de processos de mitose.

Ribossomos

Ribossomos. Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas.

A célula animal, de forma geral, é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Organoides são um tipo de cultura celular 3D que contém tipos de células específicas do órgão, que podem exibir a organização espacial e replicar algumas funções do órgão.

Organelas celulares são estruturas envolvidas por membranas, localizadas no citoplasma de células eucarióticas e que desempenham importantes funções relacionadas com a sobrevivência da célula. São exemplos: núcleo, mitocôndria, retículo endoplasmático, complexo golgiense, lisossomo, peroxissomo, cloroplasto e vacúolo.