O que são as nossas emoções?

Perguntado por: rbelem5 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.9 / 5 20 votos

Emoções são estados mentais que resultam de mudanças no organismo em função de mudanças percebidas no ambiente. Esses estados mentais direcionam o nosso comportamento visando aumentar nossa capacidade de se adaptar às mudanças no ambiente.

Paul Ekman (2003) e Damacio (2012) identificam emoções básicas ou primárias, de localização no sistema límbico, como: a alegria, a tristeza, o medo, a surpresa, o nojo, o desprezo e a raiva.

Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.

O sistema límbico é na prática o responsável pelas emoções, porém isso é apenas no plano físico, ou seja, hormônios. Mas o ser humano é mais que isso, deve se levar em conta os diferentes níveis de consciência, onde ocorrem a supressão e a acessão destes sentimentos.

Identificando Sentimentos

  1. Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar).
  2. Suas respostas corporais podem indicar um padrão (por exemplo, sentir-se nervoso antes de iniciar todos os exames).

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Podemos dividir em três as principais funções das emoções: elas motivam e organizam as nossas ações, servem para nos comunicarmos com outros e também para nos comunicar com nós mesmos.

Seriam, então, quatro as emoções básicas: felicidade, tristeza, medo/surpresa e raiva/nojo. Esses, dizem os cientistas, são os quatro sentimentos biológicos que podem ser notados por meio dos sinais faciais.

As emoções são similares às dores físicas que, às vezes, experimentamos. As emoções dolorosas como a dor e a ira, no princípio, são amigas, mas tornam-se nossas inimigas se não dermos atenção a elas. Temos que ser sensíveis a elas.

As principais emoções positivas
Algumas das principais são: gratidão, alegria, amor, otimismo, orgulho, contentamento, esperança e interesse.

Elas podem ser representadas por sensações de medo, culpa, mágoa, tristeza, raiva, angústia, e até mesmo por questões mais complexas — como ansiedade e depressão. Sim, essas emoções negativas (e muitas outras) fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. O que diferencia é a forma como cada uma lida com o que sente.

São cinco as principais emoções relacionadas com os cinco elementos da MTC: medo, raiva, alegria, tristeza e preocupação.

Cada emoção abrange circuitos cerebrais diferentes, ou seja, estruturas no cérebro específicas que geram reações e comportamentos distintos. Assim, as emoções são programas de ação, coordenados pelo cérebro, que gerencia alterações em todo o corpo.

De acordo com o livro “Descobrindo a Psicologia”, de Don e Sandra Hockenbury, uma emoção é um estado psicológico complexo que envolve três componentes diferentes: uma experiência subjetiva, uma resposta fisiológica e uma resposta comportamental ou emocional.

As respostas emocionais ao consumo envolvem paixão, ódio, medo, raiva, alegria, tristeza. Quando o comportamento é negativo, de fuga, recuo, são classificadas como emoções negativas e, quando se vinculam à atração, aproximação, são emoções positivas (HOLBROOK; HIRSCHMAN, 1982).

Com certeza, para mim, a maior emoção de todas as maiores emoções do Universo foi dar à luz.

O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.

As emoções fornecem informações sobre a importância dos estímulos exteriores e interiores do organismo, e também, sobre as situações-problema onde os indivíduos se encontram envolvidos num determinado contexto.