O que são as linguagens simbólicas das regiões?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Resposta: A linguagem simbólica é a forma de comunicação através do qual os seres humanos interpretam um símbolo e obter uma mensagem dele.

Sabendo-se que uma característica do símbolo é ser pessoal, a linguagem simbólica traduz as experiências íntimas como os sentimentos, pensamento e paixões por meio de imagens e símbolos que nos remetem ao mundo vivido.

A função simbólica consiste na capacidade que a criança adquire de diferenciar significantes e significados. Por meio de suas manifestações, a criança torna-se capaz de representar um significado (objeto, acontecimento) através de um significante diferenciado e apropriado para essa representação (Piaget, 1975).

A linguagem religiosa é entendida fundamentalmente como imagem e sua finalidade é garantir certo modo de vida que é útil à pessoa religiosa. A lição que se tira dessa discussão é não reduzir a linguagem religiosa à factual.

O significado proporciona a mediação simbólica entre o individuo e o mundo real, constituindo um filtro, através da qual o individuo é capaz de compreender o mundo e agir sobre ele, não só isso, o significado de uma palavra representa uma amalgama entre pensamento e linguagem, que fica difícil saber com precisão se é ...

A linguagem regional está relacionada com as variações ocorridas, principalmente na fala, nas mais variadas comunidades linguísticas. Essas variações são também chamadas de dialetos. O Brasil, por exemplo, apresenta uma imensa variedade de regionalismos na fala dos usuários nativos de cada uma de suas cinco regiões.

Isto denota que o símbolo exerce uma função de informar ou comunicar e até mesmo de interpretar de forma significativa aquilo que estar rela- cionado ao sagrado como também ao cosmo.

Símbolos Religiosos na Vida Das Pessoas
Veja alguns exemplos: A estrela de seis pontas é um símbolo de sabedoria e proteção para os seguidores do Judaísmo. A Cruz é símbolo de salvação para os cristãos. A Lua Crescente é um símbolo do Islamismo.

Desde os tempos mais remotos, os mitos são certamente, o primeiro recurso de linguagem simbólica utilizada pelos seres humanos com o propósito de explicar a realidade.

Charles Sanders Pierce

Linguagem simbólica
Charles Sanders Pierce desenvolveu uma classificação geral dos signos. Sendo um signo, "símbolo" é sempre algo que representa outra coisa (para alguém).

Resposta verificada por especialistas. A linguagem simbólica é aquela onde diferentes tipos de símbolos podem significar diferentes elementos e conceitos para determinados grupos de pessoas, sendo um meio de comunicação relativo no seu entendimento.

Ações como recriar a história de um livro ou montar um roteiro próprio, brincar de casinha ou de detetive, sempre colocando os alunos como personagens ativos dessa atividade, representam o que chamamos de jogos simbólicos.

O jogo simbólico é frequentemente uma imitação da realidade, por isso, ele auxilia no desenvolvimento da observação e da imitação. Isso permite trabalhar o pensamento abstrato e fingir experienciar o que o outro experimenta.

As atividades simbólicas se consolidam por meio das impressões que a criança constrói sobre o seu universo cultural e histórico. Entender este processo na surdez compreende o trabalho com a linguagem, resultante da imersão no mundo simbólico comum à terapeuta/professor/pedagogo e criança.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita. Exemplos: notícia de jornal, e-mail, chamada telefônica. A linguagem não verbal recorre à imagem, cor, gesto, som.

Segundo os mesmos, apesar da religião estruturar o mundo como a linguagem, ela tende a fortalecer e explicitar os jogos de “como se” da cultura, além de levar as representações para os limites dos sistemas estabelecidos.

É uma linguagem utilizada para a comunicação com Deus.

adjetivo Relativo ao símbolo, que serve de símbolo; que tem o caráter de um símbolo: a espada simbólica da lei. Demonstrado ou expresso por meio de símbolos, por oposição à linguagem formal; metafórico, alegórico: linguagem simbólica.

A linguagem simbólica realiza-se principalmente como imaginação. A linguagem conceitual procura evitar a analogia e a metáfora ,(grifo nosso) esforçando-se para dar às palavras um sentido direto e não figurado ou figurativo. Isso não quer dizer que a linguagem conceitual seja puramente denotativa.