O que são as Leis Ponderais explique cada uma delas?

Perguntado por: snobrega . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Quais são as leis ponderais? Como as leis ponderais relacionam as massas das substâncias que compõem uma reação química, engloba três formulações importantes: a Lei de Conservação das Massas, a Lei das Proporções Constantes e a Lei das Proporções Múltiplas.

A Lei de Dalton diz que: “Quando dois elementos químicos formam vários compostos, fixando-se a massa de um dos elementos, as massas do outro variam numa proporção de números inteiros e, em geral, pequenos.”

Possuir o conhecimento a respeito das Leis ponderais nos auxilia a compreender como algumas reações ocorrem. De fato, essas Leis são utilizadas para a compreensão e o entendimento da estequiometria de uma reação, uma vez que envolvem e relacionam as massas dos reagentes e dos produtos em uma reação química qualquer.

A Lei de Proust, também denominada Lei das Proporções Constantes ou Definidas, foi criada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) e diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.

Aplicação da Lei de Proust
Para compreender melhor o que diz essa lei, confira abaixo um exemplo: Considere que 50g de mercúrio ao reagir com 4g de oxigênio forma 54g de óxido de mercúrio. Se ao dobrar a quantidade de mercúrio para 100, o mesmo terá que acontecer com o gás oxigênio, pois de 4g, passará a ter 8g.

O formato da Lei de Lavoisier para as reações químicas é:
Simplificadamente, cada unidade de hidrogênio pesa 1 grama e cada unidade de oxigênio pesa 16 gramas. Assim, a massa da molécula de água (produto) será igual à soma das massas dos reagentes, ou seja, 18 gramas.

Lei de Lavoisier: Experimento
A massa do sulfato de zinco somada à massa do hidrogênio desprendido atingirá o total de 163g. Ao analisar essa reação é possível perceber que não houve ganho e nem perda de massa. O que aconteceu foi a transformação de substâncias reagentes em outras substâncias.

Químico francês considerado o pai da química moderna, descobridor da lei de Lavoisier. A lei de Lavoisier é a lei de conservação das massas durante uma transformação química ou física.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação).

As Leis Volumétricas têm como função descrever o comportamento de volumes de líquidos e gases a partir de suas relações matemáticas. A principal é a Lei Volumétrica de Gay-Lussac que se aplica a reações químicas em condições constantes de temperatura e pressão.

A lei de Lavoisier é a Lei de conservação da massa, ou seja, a massa total dos produtos é sempre igual à massa total dos reagentes.

Dalton

(FCMSC-SP) A frase: “Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se” relaciona-se com as ideias de: Dalton.

Os cálculos estequiométricos estão representados na estequiometria e através deles é possível medir a quantidade de produtos e reagentes existentes em uma reação química. Eles são usados porque nas reações químicas as substâncias envolvidas reagem, originando produtos com proporções específicas.

“Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, Antoine-Laurent de Lavoisier.

O que diz a Lei de Lavoisier? A lei de Lavoisier, também conhecida como lei da conservação das massas, foi proposta por Antoine Laurent Lavoisier por volta de 1775 e afirma o seguinte: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

Num recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.” Atualmente, essa lei é mais conhecida pelo seguinte enunciado: “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”

Quais são as leis ponderais? Como as leis ponderais relacionam as massas das substâncias que compõem uma reação química, engloba três formulações importantes: a Lei de Conservação das Massas, a Lei das Proporções Constantes e a Lei das Proporções Múltiplas.