O que são as indústrias maquiladoras instaladas no México?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

As empresas maquiladoras são aquelas que realizam a manufatura parcial, encaixe ou empacotamento de um bem sem que sejam as fabricantes originais.

Resposta verificada por especialistas
Indústrias maquiladoras ou empresas maquiladoras são empresas que fazem importações de peças, componentes e produtos de empresas de outros países por um preço muito mais baixo por conta do valor da manufatura desses países.

Uma empresa maquiladora é uma empresa que importa materiais sem o pagamento de taxas, sendo seu produto especifico e que não será comercializada no país onde está sendo produzido. O termo originou-se no México, país onde o fenômeno de empresas maquiladoras está amplamente difundido.

As maquiladoras são na maioria dos setores de eletroeletrônicos (Cânon, Casio, Kodak, Ericsson, Hewlett Packard, IBM, Motorola, General Eletric, Philips, Samsung, Sanyo, Sony) e automotivo (BMW, Ford, General Motors, Honda).

A maior parte das maquiladoras ficam em áreas de fronteira, mas, observa-se também que já há movimentos de interiorização. Os departamentos onde há maior concentração de indústrias maquiladoras são Alto Paraná, Central, Amambay e Capital.

A principal finalidade da indústria maquiladora é baratear o custo total de produção de um bem. Isso acontece por diversos fatores que tornam a atividade menos atrativa no país onde ele será finalizado e vendido. Entre alguns dos motivos estão o valor dos impostos, a mão-de-obra e até o serviço de logística.

Principalmente eletro-eletrônicos, peças de automóveis e têxteis (peças para serem costuradas). Montados, os produtos são embalados, embarcados em caminhões, trens, aviões e exportados para os Estados Unidos e outros mercados.

Entre os nomes de peso que chegaram por lá estão: JBS (Friboi), Riachuelo, Vale, Bourbon, Camargo Correa, Eurofarma, Buddemeyer, Cargill, X-Plast e Estrela. A análise do próprio governo estrangeiro é de que, entre 2013 e 2018, sete em cada dez novas fábricas maquiladoras são do Brasil.

De acordo com dados de 2003 da CEPAL, as maquilas correspondiam a cerca de 22% das exportações mexicanas, o que demostra uma dependência expressiva entre o PIB e a indústria maquiladora do país; aspecto que se faz ainda mais claro quando analisado o compasso entre o desenvolvimentos das maquilas mexicanas e o ...

Explicação: 1- É uma industria que importa materiais sem o pagamento de taxas, sendo que o produto não sera comercializado no pais onde esta sendo produzido. estão concentradas no mexico.

Como vantagem, as indústrias maquiladoras representam fonte de emprego; como desvantagens, os salários bem menores em relação aos pagos nos Estados Unidos, a discreta aplicação da legislação trabalhista e ambiental, trabalho repetitivo e desgastante no processo de montagem das peças de um produto e, portanto, sem ...

Dentre os principais benefícios oferecidos pela lei de Maquila se sobressai a isenção de qualquer imposto ou taxa que recaia sobre o processo de importação de matérias primas e insumos, suprimentos e bens de capital, fabricação dos produtos, até a exportação, incluindo o IVA, desde que estejam no âmbito do contrato.

Os Estados Unidos e o México possuem profundos laços econômicos. Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do México, correspondendo a quase metade de todas as exportações do ano de 2008 e mais da metade das importações de 2009.

essas empresas estão localizadas no mexico desde 1965 inicialmente na fronteira com os estados unidos, mas depois se espalharam por todo o território mexicano.

Lei 1.064/9 Da Indústria Maquiladora de Exportação
O regime de maquila vigente no Paraguai permite que uma empresa estrangeira se instale no país ou subcontrate empresas paraguaias já existentes, para processar bens e serviços a serem exportados com o consequente valor agregado.

Industrialização tardia: está atrelada ao países ditos subdesenvolvidos, que entraram tardiamente no processo de industrialização mundial. A atividade agropecuária predominante nesses países retardou o desenvolvimento de uma indústria local.

As indústrias mexicanas com mais destaque mundialmente são de equipamentos médicos, automotiva e aeroespacial. O setor automotivo, em especial está crescendo rapidamente. O México é atualmente o quarto maior exportador de automóveis.

Resposta verificada por especialistas
O México incentiva fiscalmente esse tipo de ação, gerando isenções e reduções fiscais para as empresas que desejem fazer negócios com os EUA. Tal modalidade acaba sendo benéfico para todos os envolvidos, gerando empregos e riqueza para os mexicanos.