O que são as fibras de Purkinje?

Perguntado por: lvargas . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

As fibras de Purkinje são estruturas fundamentais no processo de propagação do estímulo elétrico do coração. Para que ocorra a contração dos músculos dos ventrículos é necessário que estas fibras estimulem o miocárdio de maneira sincronizada.

A camada de tecido conjuntivo subendocárdico consiste em fibras colágenas e elásticas sintetizadas por fibroblastos. Esta camada contém pequenos vasos sanguíneos, nervos e feixes do sistema de condução (fibras de Purkinje).

As fibras de Purkinje são células musculares de diâmetro bastante aumentado e com conteúdo reduzido de miofibrilas e, portanto, com menos estriações transversais. As miofibrilas frequentemente aparecem deslocadas para a periferia da célula, deixando um espaço central.

A célula de Purkinje é o elemento dominante do processo de informação cerebelar e pode apresentar alterações degenerativas na senescência que podem ser notadas por métodos de coloração simples como o H & E4. A ingestão crônica de álcool leva a doenças sociais e degenerativas de importância.

As células de Purkinje são neurônios de grandes dimensões. Eles são grandes o suficiente para que parte de seus prolongamentos cheguem à camada molecular, onde estabelece sinapses com os neurônios ali existentes.

O feixe de His é um grupo de fibras que conduz os impulsos elétricos a partir do nó atrioventricular até as câmaras inferiores do coração (os ventrículos). O feixe de His divide-se em outros dois ramos: O ramo esquerdo conduz os impulsos ao ventrículo esquerdo, e o ramo direito conduz os impulsos ao ventrículo direito.

A camada subendotelial externa, também chamada de camada subendocárdica, é composta por tecido conjuntivo frouxo, vasos sanguíneos de pequeno calibre, fibras nervosas e, em certas regiões, células condutoras de impulsos (fibras de Purkinje).

Chamamos sistema de condução cardíaco às estruturas que garantam a geração e transmissão dos impulsos elétricos no coração. Este impulso é gerado pelo nó Sinusal, na região superior do átrio direito, e é transmitido através das vias preferenciais atriais até o nó AV, localizado na base do átrio direito.

Por exemplo, neurônios especializados chamados células de Purkinje são encontrados em uma região do cérebro conhecida como cerebelo.

Tecido muscular estriado cardíaco
Apresenta estriações e é encontrado na parede do coração. A contração desse tecido é vigorosa, rítmica e involuntária, portanto, não somos capazes de controlá-la. Possui fibras alongadas, com um ou dois núcleos, os quais estão localizados mais próximos à região central.

Endomísio: Membrana de tecido conjuntivo que envolve uma fibra (célula) muscular.

Ele tem origem no nodo sinoatrial, dele saem vários feixes muito delicados de fibras de Purkinje – as vias internodais – que passam pelas paredes atriais até um segundo nodo, o nodo atrioventricular (nodo AV), também situado na parede do átrio direito, mas localizado na parte inferior da parede posterior, próximo ao ...

Arantes Berg, Lucas. Estudo da Propagação Elétrica em Fibras de Purkinje / Lucas Arantes Berg.

Correspondem à parede muscular ou septo que divide o coração em duas porções: superior e inferior. Têm a função de separar os átrios dos ventrículos. Existem aderidos a esta estrutura, as valvas, que são responsáveis por impedir o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios.

A maioria das células de Purkinje libera um neurotransmissor denominado GABA (ácido gama-aminobutírico), que exerce ações inibitórias em outros neurônios. Desse modo, os impulsos nervosos são reduzidos para poder regular e coordenar nossos movimentos motores.

Além de estabelecer o equilíbrio corporal, o cerebelo recebe o estímulo de músculos e tendões e tem a função de controlar as atividades motoras, mantendo o tônus muscular (estado semicontraído em que o músculo permanece para responder aos estímulos mais rapidamente).

Anatomia microscópica do cerebelo (Histologia)
São três camadas: camada externa (nuclear ou molecular), camada de células de Purkinje, e a camada interna (ou granular).

O epineuro é a continuação da dura-máter espinhal, enquanto o endoneuro se desenvolve distalmente à junção das raízes com o tecido nervoso central. O perineuro envolve os gânglios espinais e é proximal a ele.