O que são as empresas maquiladoras no México?

Perguntado por: nzanette . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

As empresas maquiladoras são aquelas que realizam a manufatura parcial, encaixe ou empacotamento de um bem sem que sejam as fabricantes originais.

Indústrias maquiladoras ou empresas maquiladoras são empresas que fazem importações de peças, componentes e produtos de empresas de outros países por um preço muito mais baixo por conta do valor da manufatura desses países.

As indústrias maquiladoras nos estados mexicanos estão localizadas próximas à fronteira com os Estados Unidos. Isso ocorre porque nessa região há uma grande disponibilidade de mão de obra para a realização desse tipo de trabalho.

O país que recebe a indústria maquiladora oferece benefícios fiscais e condições atrativas para a instalação e operação. No México, por exemplo, algumas das vantagens está a possibilidade de importar itens livre de impostos ou a preço reduzido. Ao exportar o produto, paga-se a cobrança sobre o valor agregado.

A maior parte das maquiladoras ficam em áreas de fronteira, mas, observa-se também que já há movimentos de interiorização. Os departamentos onde há maior concentração de indústrias maquiladoras são Alto Paraná, Central, Amambay e Capital.

Objetivo da Indústria maquiladora
O principal objetivo da instalação de indústrias maquiladoras é a redução do custo de fabricação de produtos e mercadorias.

O regime de maquila permite às empresas importar matérias-primas, maquinários e demais insumos necessários por meio de um sistema de admissão temporária, conforme o qual fica suspensa a cobrança dos tributos à importação.

Principalmente eletro-eletrônicos, peças de automóveis e têxteis (peças para serem costuradas). Montados, os produtos são embalados, embarcados em caminhões, trens, aviões e exportados para os Estados Unidos e outros mercados.

Resposta: 1- É uma industria que importa materiais sem o pagamento de taxas, sendo que o produto não sera comercializado no pais onde esta sendo produzido. estão concentradas no mexico.

O Nafta começa com o "Acordo de Liberação Econômica" firmado entre os Estados Unidos e o Canadá no ano de 1988. Por conseguinte, em 1992 o México torna-se um membro do bloco e, a partir disso, o Nafta objetiva principalmente a livre circulação comercial entre os países no prazo de 15 anos.

Como vantagem, as indústrias maquiladoras representam fonte de emprego; como desvantagens, os salários bem menores em relação aos pagos nos Estados Unidos, a discreta aplicação da legislação trabalhista e ambiental, trabalho repetitivo e desgastante no processo de montagem das peças de um produto e, portanto, sem ...

A partir do final do século XIX, a economia mexicana passou por transformações que vieram a desembocar em um processo de industrialização acelerado, sobretudo da década de 1930 em diante.

Dentre os principais benefícios oferecidos pela lei de Maquila se sobressai a isenção de qualquer imposto ou taxa que recaia sobre o processo de importação de matérias primas e insumos, suprimentos e bens de capital, fabricação dos produtos, até a exportação, incluindo o IVA, desde que estejam no âmbito do contrato.

Entre os nomes de peso que chegaram por lá estão: JBS (Friboi), Riachuelo, Vale, Bourbon, Camargo Correa, Eurofarma, Buddemeyer, Cargill, X-Plast e Estrela. A análise do próprio governo estrangeiro é de que, entre 2013 e 2018, sete em cada dez novas fábricas maquiladoras são do Brasil.

Os Estados Unidos e o México possuem profundos laços econômicos. Os Estados Unidos são o maior parceiro comercial do México, correspondendo a quase metade de todas as exportações do ano de 2008 e mais da metade das importações de 2009.

Em 1960 surgiu no México um regime industrial denominado maquila, onde indústrias dos Estados Unidos se instalavam em território de fronteira mexicana para aproveitar a força de trabalho barata e incentivos fiscais para etapa de manufatura de seus produtos, além da facilidade de transporte dos produtos para dentro dos ...

A Lei 1064/97 “Sobre a indústria maquiladora de exportação”, regulamentada em julho de ano 2000, popularmente conhecida como “Lei da Maquila” é um marco regulatório criado com o objetivo de promover o estabelecimento de empresas maquiladoras dedicadas total ou parcialmente ao desenvolvimento de processos produtivos no ...