O que são as correntes filosóficas?

Perguntado por: ununes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

As correntes filosóficas consistem no estudo de questões relacionadas ao ser humano e o que o cerca como moral, ética, existência, verdade, linguagem e conhecimento. Elas ajudam o homem a compreender mais profundamente os tópicos mais relevantes da vida.

Podemos elencar como duas grandes correntes epistemológicas da modernidade o racionalismo e o empirismo, além de destacar, como figura principal da teoria política moderna, o contratualismo, que influenciou fortemente o pensamento iluminista e teorias políticas posteriores, como o socialismo e o liberalismo.

Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente direta e corrente alternada. A corrente direta é aquela na qual os elétrons movem-se em um único sentido.

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

Sócrates ficou conhecido por ter iniciado um período da Filosofia Grega Antiga, o Período Socrático ou Antropológico, que teria surgido como uma nova saída em relação aos estudos dos filósofos anteriores (classificados como pré-socráticos).

Platonismo é a corrente filosófica criada por Platão, pensador influenciado por Sócrates e considerado um dos mais importantes da Grécia Antiga (428 a.C. 347 a.C). Com uma teoria idealista, o filósofo acreditava que quanto mais pensada uma ideia, mais chances teria para concretizá-la.

A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação. Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Aristóteles - Filosofia. Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.

Apesar de existirem diferentes métodos filosóficos para se conhecer o objeto, todos possuem características em comum. Todos são: reflexivos, críticos, descritivos e interpretativos.

Basicamente, o empirismo defende que todo o conhecimento advém da experiência prática que temos cotidianamente, ou seja, que as nossas estruturas cognitivas somente aprendem por meio da vivência e das apreensões de nossos sentidos.

René Descartes

Introdução. Filósofo francês, nascido em 31 de março de 1596, René Descartes é considerado o pai da Filosofia Moderna.

O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade.

As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos: Antropocentrismo e Humanismo. Cientificismo. Valorização da natureza.

Por isso, para compreender essa diferença, podemos destacar entre os principais tipos de corrente a corrente veneziana, corrente grumet (com fios longos ou com elos duplos), correntes elo português, correntes cartier, correntes rabo de rato, corrente cordão baiano, corrente fígaro, corrente singapura e corrente ...

Existem dois tipos de corrente elétrica: corrente elétrica contínua e corrente elétrica alternada.