O que são as cartas de franquia?

Perguntado por: zcurado6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

As “Cartas de Franquia” ou “Carta Comunal” representaram os documentos que indicavam a liberdade das cidades medievais concedida pelos reis e senhores feudais aos burgueses, de modo que isentavam as taxas e impostos de seus habitantes, permitindo o trânsito de pessoas e de mercadorias.

Burgos foram um modelo de cidade pequena que surgiu na Europa na transição para a Idade Moderna, existindo fora da estrutura feudal. Estas cidades eram algo entre um espaço urbano e um rural. Havia muita movimentação, produção de bens e recursos — os quais eram a base para manutenção de vários vilarejos próximos.

A cidade medieval – também conhecida como burgo – até o século XI era, de certa forma, uma extensão do mundo senhorial. Por se localizarem em terras que eram dominadas por um senhor, as cidades estavam sujeitas a seu poder.

Franqueador responde solidariamente apenas por falhas do franqueado em serviços relacionados à franquia.

Informações como o investimento inicial necessário, assim como a taxa inicial de filiação ou a taxa de franquia, bem como outros custos necessários à aquisição, à implantação, à entrada em operação da franquia, e outros valores a serem pagos periodicamente pelo franqueado ao franqueador ao longo da relação contratual ...

A comuna representou uma tentativa de formar-se um governo que prezasse pela igualdade social. Enquanto estava em Versalhes, sede do governo provisório, Thiers recebeu apoio dos prussianos e invadiu Paris para destituir a comuna e restaurar o governo provisório na capital.

As comunas funcionaram como um ato de emancipação das cidades em relação ao poder senhorial, cuja autonomia variava de acordo com o tipo de privilégios que lhes eram conferidos.

Enquanto as cidades brasileiras contam com o Governador de seu Estado, mais a Assembléia Legislativa, composta por deputados estaduais, para intermediarem questões relacionadas ao Estado, as comunas não dependem de suas províncias.

Essa classe social pode ser dividida em: alta burguesia (aquela que de fato detém os meios de produção); média burguesia (comerciantes e profissionais liberais); e pequena burguesia (pequenos comerciantes e artesãos).

1 classe média, mediocracia, mesocracia.

Os habitantes dos burgos dedicavam-se ao comércio e à produção artesanal, que era realizada pelo mestre em sua oficina. Seus habitantes eram chamados de burgueses, crescendo em poder econômico de modo que no século XIX formaram a burguesia.

Paris

Bolonha tinha sem dúvida entre 60.000 e 70.000 habitantes, Milão, 75.000. Só Florença e Veneza atingiam e, talvez, ultrapassavam 100.000 habitantes; e a maior cidade incontestavelmente Paris, pois foi demonstrado que ela continha, sem dúvida, 200.000 habitantes por volta do ano 1300 |2|.

Feudo era o nome de uma grande propriedade territorial que possuía sua organização econômica, política, social e cultural baseada no feudalismo, um sistema comum durante a Idade Média na Europa. Também chamado de feudo medieval, este espaço era utilizado para produção e fonte de renda autossustentável.

O feudo era uma grande propriedade rural que abrigava o castelo fortificado, as aldeias, as terras para cultivo, os pastos e os bosques. Teve origem no Império Carolíngio, quando o rei precisava de aliados defender suas extensas fronteiras.

A franquia é o valor que o segurado deve pagar em caso de sinistro, é uma parte da responsabilidade que o segurado assume, ela é a parte do dano no veículo que é pago pelo segurado.

Um contrato de franquia é um documento legalmente vinculativo que descreve os termos e condições de um franqueador para um franqueado. Nesse contrato, o franqueador estabelece as expectativas e requisitos para que um franqueado exerça o gerenciamento de um negócio sob sua marca.

cinco anos

Geralmente, o contrato de franquia tem um prazo determinado para chegar ao fim, em geral, cinco anos (não é recomendado que este prazo seja inferior ao prazo estimado para retorno do investimento).

No Brasil, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é o responsável por conceder o registro de marcas em todo o território nacional.

Contratos de Tecnologia e de Franquia — Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Comuna na Idade Média
Na organização da sociedade medieval, a comuna era uma povoação que se emancipava do feudalismo e que representava, em forma de corporações ou outras associações, a camada dos artesãos e mercadores, garantindo defesa externa, estabilidade interna e uma série de serviços públicos.