O que são as almas benditas?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

As almas que estão no purgatório são benditas porque tem a certeza da salvação, embora no céu ainda não possam entrar porque não estão completamente puras.

Como tradição de muitos anos, a Igreja Católica dedica as segundas-feiras para rezar pelas Almas do Purgatório.

“Oh! Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, a vós peço, pelo amor de Deus, atendei o meu pedido. Minhas 13 Almas Benditas, sabidas e entendidas, a vós peço, pelo sangue que Jesus derramou, atendei o meu pedido. Pelas gotas de suor que Jesus derramou do seu Sagrado Corpo, atendei o meu pedido.

Rezar pelas almas é uma das obras de misericórdia citadas pelo Catecismo da Igreja Católica (2247): “As obras de misericórdia são as ações caritativas pelas quais socorremos o próximo em suas necessidades corporais e espirituais.”

A alma fica feliz quando praticamos o bem, quando compreendemos nossa passagem pela vida física, respeitando o espaço que nos é destinado, sem invejar, ou desejar algo que não nos compete, sem agredir ou difamar os outros, sem optar por atitudes violentas, entre outras tantas escolhas menos recomendáveis.

Santa Gertrudes a

Gertrudes de Helfta, também conhecida como Santa Gertrudes a Grande, foi uma teóloga, mística e beneditina alemã, canonizada no ano de 1677 pelo Papa Clemente XII. Considerada como a Padroeira das Almas do Purgatório e das Índias Ocidentais, tem sua festa litúrgica celebrada no dia 16 de novembro.

Eterno Pai, ofereço-vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso divino Filho Jesus, em união com todas as missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as santas almas do Purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.

"Pai Santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós vos pedimos por (nome da pessoa) que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele(a), tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.

Esse cortejo, que era ouvido pelas ruas da cidade, não poderia ser visto, em hipótese alguma pelos vivos. Caso algum curioso, durante o cortejo espiasse pela janela para ver o que estava acontecendo, receberia um “presente” das almas: uma vela que ficaria acesa por muitos dias, até virar um osso humano.

Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles. De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório passando por um processo de purificação.

É um mingau feito de farinha de acaçá (milho verde ralado)com água que se oferta às Almas em rituais da Umbanda. Pode-se acrescentar uma pitada de açúcar (essa é a forma mais antiga; outro jeito de fazer:A)1/2 l de leite de vaca, 1/2 colher de sopa de farinha de acaçá, 1/2 xícara de açúcar.

É necessário que haja cristãos fervorosos, verdadeiros apóstolos, que espalhem a boa semente ao seu redor e ensinem o caminho da verdade, da religião e da virtude aos que não o conhecem.

Laços de almas se formam através de relacionamentos próximos e íntimos. O laço de almas surge quando duas pessoas se unem em corpo, mente e espírito. Votos, promessas e compromissos também criam essa relação. Laços de almas podem ser físicos, emocionais, espirituais ou sociais.

Pai Santo, Deus eterno e Todo-poderoso, neste Momento de Fé, nós Vos pedimos por… (mencione o nome do ente querido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a paz e a luz. Que ele tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.

Hoje (27), é Dia de Santa Mônica.

Oração para o Anjo da Guarda 1
"Anjo de Luz, guardião da minha vida. A ti fui confiado pela santa misericórdia de Deus. Ilumina a minha alma, guarda-me dos males, orienta a minha inspiração, fortalece a minha sintonia com Deus e torna-me forte diante dos percalços. Lembra-me todos os dias de não julgar nem ferir.