O que são as 24 forças de caráter?

Perguntado por: imarques4 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

As 24 forças de caráter são criatividade, curiosidade, julgamento, amor pela aprendizagem, perspectiva, bravura, perseverança, honestidade, entusiasmo, amor, bondade, inteligência social, trabalho em equipe, justiça, liderança, perdão, humildade, prudência, autorregulação, apreciação da beleza e excelência, gratidão, ...

Os pontos fortes do nosso caráter – conhecidos como forças pessoais – são as partes positivas de nossa personalidade que afetam o modo como nós pensamos, sentimos e nos comportamos, e são as chaves para atingirmos o melhor de nós mesmos.

Fazendo uma análise de forças
Quando queremos aprender sobre nós mesmos devemos buscar, inicialmente, entender no que somos realmente bons e nos diferenciamos das outras pessoas. Para saber isso você deve se perguntar: Quais são meus pontos fortes, minhas principais forças, qualidades e talentos?

Exemplos de forças humanas são a Gratidão, Liderança, Honestidade, Coragem, Apreciação de Beleza, Amor, Inteligência Social, Feedback, Criatividade, Curiosidade entre muitos outros.

É a firmeza e coerência de atitudes. O caráter é o que define a personalidade e a índole de uma pessoa. O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter.

Caráter de uma pessoa se forma especialmente até os 5 anos de idade.

VIRTUDE: Coragem – FORÇAS: Bravura, Perseverança, Integridade e Vitalidade. VIRTUDE: Humanidade – FORÇAS: Amor, Bondade e Inteligência Social. VIRTUDE: Justiça – FORÇAS: Cidadania, Igualdade e Liderança. VIRTUDE: Temperança – FORÇAS: Perdão, Humildade, Prudência e Autocontrole.

Uma pessoa de caráter possui força de vontade, convicções e princípios firmes e se orienta por eles, tanto nas situações comuns como nas difíceis. É muito importante que uma pessoa tenha princípios e aja de acordo com eles.

As nossas Forças de Caráter nos dão a capacidade de enfrentar os obstáculos da vida — pessoal ou profissional — de maneira positiva. E quando conseguimos alcançar este entendimento, nos tornamos mais aptos para lidar com pessoas e, assim, conseguimos falar melhor e nos comunicar com mais qualidade.

O que muda de um indivíduo para outro são as forças de assinatura, aquelas que são mais centrais para a pessoa, que melhor captam sua singularidade e essência. Com aplicação do chamado questionário VIA, pela internet, você pode saber quais são.

São elas: Apreciação da Beleza e da Excelência, Gratidão, Esperança, Humor e Espiritualidade. Descreve as Forças que nos ajudam frente às adversidades: Bravura e valentia, Integridade, Perseverança e Entusiasmo. É uma virtude que nos ajuda na conexão e convívio em grupos e comunidade.

O SENHOR renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu.

Tire um tempo para refletir sobre as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, não se limite a listar fatores, mas busque um entendimento aprofundado sobre as causas dos problemas, consequências, possibilidades de desenvolvimento, oportunidades e tendências.

O que são as fraquezas pessoais? No lado oposto, as fraquezas pessoais podem definir-se como “os hábitos, pensamentos e condutas negativas que impedem de realizar o trabalho com eficiência, alcançar metas e atingir aquilo que se deseja”, segundo o blog de desenvolvimento pessoal Corrent.

As virtudes são a gênese afetiva da moralidade, estão relacionadas com as percepções que fazemos de nós mesmo e se ligam à construção de um autoconceito positivo, no qual não há somente o pensamento individual, mas também voltado para a coletividade e o bem comum.

Reverência é a ação de demonstrar o respeito e humildade em relação a algo ou alguém que é considerado sagrado ou importante.

A virtude da TRANSCENDÊNCIA engloba as qualidades que dão sentido à vida, o que independe de crenças, são virtudes que trazem significado. Apreciação da beleza e da excelência – observar e apreciar a beleza se traduz na busca pela excelência.

"De maneira simples, se considera que a personalidade de cada indivíduo é formada pelo temperamento (base biológica-genética dos comportamentos) e todas as influências das aprendizagens ambientais a partir do nascimento (caráter e demais aprendizagens)", define Wainer.