O que são animais de hábitos diurnos?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Os animais diurnos são todos aqueles animais que costumam realizar suas atividades ao longo do dia, e durante a noite eles descansam e dormem. Já os animais noturnos, fazem o contrário, eles realizam todas as suas atividades ou a maioria delas ao longo da noite, e durante o dia é que eles descansam e dormem.

O organismo dos cães é adaptado também para hábitos noturnos e, na maioria das vezes, eles adotam hábitos diurnos devido ao convívio com humanos. Ou seja, eles podem ser tanto diurnos quanto noturnos, mas por convivência, tendem a ser mais diurnos. Outro fator que os torna diurnos é o sono.

Já os animais noturnos fazem o contrário: eles realizam todas as suas atividades, ou a maioria delas, ao longo da noite e durante o dia é que eles dormem e descansam. A definição de animais diurnos e noturnos se dá para cada tipo, cada espécie, e leva em consideração os hábitos desses animais.

Jaguatirica, gato-do-mato, onça pintada, lobo-guará, entre outros. O escorpião, texugo, vaga-lume, tarântula, rato, toupeira, gambá, lobo, também são animais noturnos.

Menos predadores à noite
O segundo motivo para saber porque morcego não gosta de luz do dia é o instinto de preservação. Lembra que a evolução pode ter ensinado que caçar à noite é melhor, já que outras espécies competidoras por comida e predadoras estão dormindo?

hábitos noturnos

As corujas são animais, em sua maioria, de hábitos noturnos. São aves predadoras e estão muito adaptadas à caça em ambientes onde a luminosidade é escassa. Apresentam uma visão muito acurada, e, apesar de enxergarem em locais com pouca luz, não são capazes de enxergar em situações de ausência total de iluminação.

Golfinhos
O mecanismo é usado para observar predadores e obstáculos e garantir que ele respire na superfície de vez em quando. Após cerca de duas horas, o hemisfério cerebral acordado dorme e o outro acorda.

Como sabemos, os seres humanos realizam a maior parte de suas atividades no período diurno.

Alguns animais também são capazes de ficar acordados e adormecidos ao mesmo tempo. Esta é uma forma especial de sono quando apenas uma parte do cérebro está “desligada”. Esta característica é encontrada em grandes criaturas marinhas (por exemplo, golfinhos e baleias), bem como em algumas espécies de pássaros.

Reino animal: principais características e classificações

  • Anfíbios.
  • Aves.
  • Mamíferos.
  • Peixes.
  • Répteis.

Hábitos diurnos; exemplos: macacos, pássaros, vaca, galinha, entre outros. Hábitos noturnos; exemplos: morcegos, onças, gato, lagartixa, vaga-lume, entre outros.

Marcar território durante passeios, cavar a cama antes de dormir e longos uivos compõem uma série de comportamentos curiosos dos nossos amigos de quatro patas. Além desses, você sabe quais são os outros hábitos do cachorro?

Cachorro é carnívoro e a ração contém tudo que ele precisa
A ração de cachorro é o alimento mais recomendado para suprir as necessidades nutricionais dos cães, porque o alimento contém todos os nutrientes na quantidade certa: proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.

Uma boa visão noturna é importante para a sobrevivência desses animais, uma vez que as corujas são, em sua maioria, noturnas. É durante a noite que a maioria delas captura suas presas, as quais incluem, por exemplo, roedores e marsupiais.

Os morcegos são de hábito noturno saindo de seus abrigos ao entardecer ou no início da noite. Comunicam-se e voam orientados por sons de alta freqüência que, emitidos pela boca ou narinas, ao encontrar um obstáculo retornam em forma de ecos.

Hábitos de Vida dos Animais Diversos animais possuem o hábito de se alimentar e viver durante a noite e, por isso, possuem alguns mecanismos que os permitem enxergar no escuro e se locomover. O exemplo mais famoso de animais noturnos talvez sejam os morcegos.

As girafas passam a maior parte do dia se alimentando (quase 20 horas) e quase não dormem. Seu sono é altamente fragmentado em pequenos cochilos que duram por volta de 11 minutos. Ao todo, dormem cerca de quatro horas por dia e geralmente o fazem de pé, o que facilita muito a fuga caso algum predador apareça.

Urutau (Nyctibius griseus)
Como toda ave noturna, o urutau tem o hábito de cantar à noite! Não é á toa que muitos chamam esse animal de “mãe-da-lua”.

A estivação ocorre em períodos de falta de água e alimento e está associada a temperaturas elevadas, nesse caso os animais dormem durante as estações mais quentes e secas. A estivação acontece em vários grupos de animais, como jacarés, peixes, sapos, caramujos e insetos.

O voo noturno ou crepuscular, portanto, seria um jeito de evitar que o organismo dos bichos entrasse em pane. É que, por terem asas membranosas e escuras, os morcegos absorvem quantidade considerável de luz solar, o que facilitaria seu superaquecimento de dia.

O olfato dos morcegos também não tolera os odores de alguns óleos essenciais, como os de eucalipto, menta e hortelã. Coloque o produto em um frasco com spray e borrife bem sobre os locais onde os animais ficam.