O que são alimentos transgênicos exemplos?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Alimentos transgênicos são aqueles produtos que tiveram seu DNA modificado pela inserção de um ou mais genes oriundos de outro organismo. Uma planta de berinjela transgênica produz um alimento transgênico, que é a berinjela.

No Brasil, os principais alimentos transgênicos aprovados e cultivados atualmente são a soja, o milho, o algodão e a cana-de-açúcar. Os dois primeiros representam 81% de toda a área cultivada com variedades transgênicas no país. A CTNBio também autorizou o cultivo de feijão e eucalipto transgênicos em solo brasileiro.

Os alimentos transgênicos são produtos geneticamente modificados produzidos por meio de técnicas de engenharia genética. Por meio dessas técnicas, é possível inserir genes de organismos diferentes em uma espécie, fornecendo características novas ao produto.

O que gera uma série de problemas ambientais e também de saúde para as pessoas. O glufosinato de amônio é altamente tóxico para as pessoas, podendo causar problemas graves no sistema reprodutor humano. Além disso, o uso do trigo transgênico pode infectar o trigo convencional e até plantações agroecológicas.

Segundo o Idec, ainda que os estudos sejam escassos, já se sabe que os transgênicos podem causar alguns riscos à saúde humana, como o aumento das alergias. Um estudo realizado na Inglaterra mostrou que uma variedade transgênica de soja poderia causar 50% a mais de alergia do que a soja não transgênica.

No entanto, o surgimento de doenças como alergias, depressão, resistência a antibióticos, infertilidade e até mesmo o câncer, foi associado ao consumo de alimentos transgênicos. Além dos riscos para a saúde dos consumidores, o problema se agrava quando se considera a biodiversidade.

A legislação exige que o uso de ingredientes geneticamente modificados seja indicado no rótulo de todos os alimentos vendidos no Brasil. O rótulo deve apresentar um triângulo amarelo com um "T" preto dentro, seguido de uma frase indicando que o produto é ou contém transgênico.

A inserção de uma variedade transgênica em uma comunidade de plantas pode proporcionar vários efeitos indesejáveis, como a alteração na dinâmica populacional ou a própria eliminação de espécies não domesticadas; a exposição de espécies a novos patógenos ou agentes tóxicos; a geração de super plantas daninhas ou super ...

O mamão do Havaí é a única fruta geneticamente modificada para resistir a um vírus presente nos supermercados. A empresa canadense Okanagan Specialty Fruits aposta que a conveniência em ter maçãs que não adquirem a cor marrom vai tirar as preocupações do consumidor.

Hoje, das culturas cultivadas em nosso país com biotecnologia, 92% da soja é transgênica, 90% do milho e 47% do algodão também é geneticamente modificado. O uso de técnicas de engenharia genética apresenta como principal benefício a diminuição dos impactos do homem sobre a natureza.

Benefícios dos transgênicos

  • Otimização no uso de insumos.
  • Maior conservação do solo.
  • Aumento da produção de alimento a baixo custo.
  • Desenvolvendo uma planta transgênica.
  • Selecionando um gene.
  • Transformação genética em plantas.
  • Aprovação de plantas transgênicas.
  • Alimentos transgênicos são seguros.

Os alimentos transgênicos correspondem aos alimentos geneticamente modificados (AGM), ou seja, são aqueles em que o DNA é modificado. Esses alimentos são produzidos em laboratório por meio de técnicas artificiais de engenharia genética. Assim, os embriões são alterados na medida em que recebem um gene de outra espécie.

Quais são as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos? Os produtos transgênicos estão diretamente relacionados com a produção agrícola. Alimentos criados através da engenharia genética são capazes de resistir a pragas e doenças, ao mesmo tempo em que têm um maior rendimento e são mais nutritivos.

Tipos de alimentos aparecem em todos os anos do Fundamental 2. A agricultura orgânica surge na relação entre plantas e substrato (onde é feito o cultivo). Híbridos e transgênicos são debatidos ao falar de estruturas e células das plantas. Riscos da ingestão de agrotóxicos são tema no tópico sistema digestório.

Produtos transgênicos mais produzidos no Brasil
As principais culturas transgênicas são de milho, algodão, soja e cana-de-açúcar.

Tornou-se comum encontrar em rótulos de alimentos brasileiros um “T” dentro de um triângulo com fundo amarelo. Seja em salgadinhos industrializados, em óleos de soja, ou mesmo em pacotes de fubá, o símbolo indica que o alimento contém ingredientes transgênicos, ou seja, geneticamente modificados.