O que são agonistas colinérgicos o que é?

Perguntado por: amatos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

As drogas colinérgicas são aquelas que estimulam ou diminuem a ação da acetilcolina, sendo as agonistas as que se ligam ao receptor, provocando efeitos intracelulares.

Os receptores colinérgicos são divididos em duas classes principais, os receptores muscarínicos e os nicotínicos, divisão baseada originalmente na afinidade desses receptores pela nicotina e muscarina. Cada grupo ainda é subdividido baseado na farmacologia, localização, modo de ação e/ou biologia molecular.

As drogas colinérgicas são aquelas que estimulam ou diminuem a ação da acetilcolina, sendo as agonistas as que se ligam ao receptor, provocando efeitos intracelulares. As drogas agonistas colinérgicas de ação direta se ligam apenas aos receptores muscarínicos, não tendo seletividade para subtipos, mimetizando a Ach.

Um fármaco que, através de sua ligação a seu recep- tor, favorece a conformação ativa deste receptor é denominado agonista; por outro lado, um fármaco que impede a ativação do receptor pelo agonista é designado como antagonista.

Agonistas e antagonistas
Muitos hormônios, neurotransmissores (p. ex., acetilcolina, histamina e noradrenalina) e fármacos (p. ex., morfina, fenilefrina e isoproterenol, benzodiazepinas e barbitúricos) agem como agonistas.

Os efeitos colaterais desses medicamentos incluem náuseas, vômitos, diarreia, bradicardia e tontura relacionados com a dose. As contraindicações ao tratamento com inibidores da colinesterase incluem hepatopatia, alcoolismo, doença ulcerosa péptica, doença pulmonar obstrutiva crônica e bradicardia.

Os efeitos anticolinérgicos são causados por medicamentos que bloqueiam a ação da acetilcolina. A acetilcolina é um mensageiro químico (neurotransmissor) liberado por uma célula nervosa que transmite um sinal a uma célula nervosa vizinha ou a uma célula situada em um músculo ou glândula.

Saúde em Movimento - Síndrome Colinérgica. Síndrome clínica que resulta da estimulação excessiva dos receptores da acetilcolina. É caracterizada por alterações do estado mental, fraqueza muscular e atividade secretória excessiva.

Os fármacos colinérgicos atuam em receptores que são ativados pela acetilcolina (ACh), e os fármacos adrenérgicos atuam em receptores que são estimulados pela norepinefrina ou pela epinefrina.

A acetilcolina é um neurotransmissor encontrado no sistema nervoso central, periférico e também em junções neuromusculares. Trata-se de um neurotransmissor comum nos vertebrados e também nos invertebrados. A acetilcolina atua em funções como controle do movimento e regulação da memória, aprendizado, atenção e sono.

Agonistas Colinérgicos
Eles são agonistas, tanto de receptores muscarínicos quanto nicotínicos, porém atuam de modo mais potente sobre os muscarínicos. Os agonistas dos receptores colinérgicos muscarínicos podem ser divididos em dois grupos: Fármacos de Ação Direta e Indireta.

Agonistas são moléculas que ligam-se em três pontos do sítio ligante deformado o receptor de modo semelhante ao que é feito pelo mensageiro natural.

4 tipos ou superfamílias de receptores:

  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4Receptores nucleares.

Atuando no Sistema Nervoso Central, o excesso de acetilcolina pode gerar cefaléia, agitação, insônia, sonhos vívidos, disartria, convulsões e até coma.

Os medicamentos agonistas ativam ou estimulam seus receptores específicos, desencadeando uma resposta que aumenta ou diminui a atividade da célula.

Produzido no sistema nervoso central e periférico, ele está relacionado diretamente com a regulação da memória, do aprendizado e do sono. Esse hormônio atua no organismo como um mecanismo mensageiro entre os neurônios (células nervosas).

Significado de Anticolinérgico
substantivo masculino Substância que inibe a ação da acetilcolina, que age na passagem do impulso nervoso para as células musculares. adjetivo Diz-se do que suprime ou inibe a ação da acetilcolina. Etimologia (origem da palavra anticolinérgico). Anti + colinérgico.