O que são agentes patogênicos e como eles podem causar danos à nossa saúde?

Perguntado por: ajaques3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Agente patogênico é um organismo, microscópico ou não, que produz infecção ou doenças infecciosas nos hospedeiros em condições favoráveis. As bactérias, protozoários, fungos, helmintos e alguns artrópodes são exemplos de agentes patogênicos. São também conhecidos como agente infeccioso ou agente etiológico.

Como citado anteriormente, os microrganismos patogênicos mais comuns, que podem ocasionar doenças (decorrentes de infecções e intoxicações) são as bactérias ,os fungos e os vírus. A forma de contaminação pode ocorrer de forma cruzada, por insetos, pela água, alimentos mal cuidados, etc.

Resposta. Um agente patogênico pode ser um microorganismo como bactérias, vírus, fungos, protozoários, helmintos e alguns tipos de vermes. Os agentes patogênicos são capazes de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros, sempre que estejam em circunstâncias favoráveis, inclusive do meio ambiente.

As bactérias que causam doenças aos seres humanos são chamadas de patogênicas. Entre os exemplos, a Mycobacterium tuberculosis causa a tuberculose e a Escherichia coli causa cistite (infecção urinária).

Os agentes biológicos patogênicos para o homem, animais e plantas são distribuídos em classes de risco biológico em função da gravidade da infecção, do nível de sua capacidade de se disseminar no meio ambiente, da existência ou não de medidas profiláticas, como vacinas e da existência ou não de tratamentos eficazes.

Através de urina e fezes de pessoas contaminadas. Espero ter ajudado!

Dizer que uma bactéria é patogênica significa que ela é causadora de diversas doenças. Podemos citar: Tuberculose, Tétano, Leptospirose entre outras sérias doenças.

[ Medicina ] Que pode provocar uma doença (ex.: agente patogénico ; microrganismo patogénico ).

São conhecidos como principais agentes biológicos:
Microrganismos (bactérias, fungos e vírus do HIV), parasitas internos (vermes), parasitas externos (sarna, piolho e berne) e protozoários.

Os micro-organismos presentes nos alimentos podem ser patogênicos e não patogênicos. Os patogênicos são aqueles que não causam alterações nos alimentos, mas podem causar doenças em quem os consumir. São os micro-organismos responsáveis pelas DTA's (doenças transmitidas por alimentos).

No período pré-patogênico há a atuação dos fatores de risco ambientais no indivíduo que apresenta predisposição aos agressores. O período patogênico compreende as fases de: patogenia precoce, que precede a da precoce discernível, seguidas pelas fases da patogenia avançada e a da convalescença.

São considerados agentes infecciosos microrganismos responsáveis por causar doenças infecciosas com potencial de transmissão para outros seres vivos, da mesma espécie ou não.

O risco individual é alto e para a comunidade é limitado. O patógeno pode provocar infecções no homem e nos animais graves, podendo se propagar de indivíduo para indivíduo, porém existem medidas terapêuticas e de profilaxia. Exemplos: Vírus da Encefalite Equina Venezuelana e Mycobacterium tuberculosis.

A patogenicidade é um conceito absoluto que determina se uma bactéria é ou não capaz de causar doença em um hospedeiro, enquanto a virulência é uma unidade contínua e se refere à intensidade do dano causado, podendo variar conforme a cepa ou o ambiente em que a interação com o hospedeiro se dá.

Ao longo da vida, a microbiota é afetada por estímulos ambientais, como o tipo de dieta, doenças, uso de drogas, como antibióticos, e também probióticos, e é importante que permaneça saudável, atuando como “aliada” do corpo. “Ela afeta o metabolismo, funções cognitivas, inflamação e imunidade.