O que são aditivos alimentares exemplos?

Perguntado por: avieira5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Os aditivos alimentares são substâncias químicas que se classificam, de acordo com sua função em: agentes conservantes (antioxidantes ou antimicrobianos), acidulantes, emulsificantes, estabilizantes, espessantes, corantes, flavorizantes e adoçantes, entre outros.

Os aditivos alimentares são ingredientes, de origem natural ou artificial, adicionados de forma proposital durante qualquer etapa da produção e distribuição de produtos alimentícios, como: processamento, manipulação, embalagem, transporte, armazenamento, etc.

Os aditivos alimentares são utilizados com objetivo de melhorar sabor, cor e aparência dos alimentos; prevenir a deterioração por microorganismos; promover melhora de viscosidade, consistência, emulsão e outras. A declaração do uso de aditivos alimentares é obrigatória para produtos industrializados.

Nos rótulos dos alimentos, estão identificados pelo código 'E' ou pelo nome da substância (por exemplo, E 415 ou goma Xanthan) e deve referir a sua função como, por exemplo, cor ou conservante.

Os aditivos são divididos em 23 classes funcionais. Antes de seu emprego ser autorizado, o aditivo deve ser submetido a uma avaliação toxicológica em que se leve em conta, entre outros aspectos, qualquer efeito acumulativo, sinérgico e de proteção decorrente do seu uso.

Os aditivos naturais são aqueles produzidos, recuperados ou extraídos de fontes naturais como frutas, óleos essenciais ou substâncias produzidas por microrganismos.

“Os aditivos alimentares são usados para cumprir diferentes funções, entre elas, garantir a segurança, manter o frescor, agregar sabor, manter boa aparência e conferir textura adequada. Cada aditivo é usado com uma finalidade específica e em quantidade pré-determinada”.

Pela definição da palavra, aditivos são ingredientes utilizados na alimentação animal que acrescentam, adicionam ou potencializam uma resposta favorável para fins de desempenho e/ou sanidade.

Ingredientes são os componentes essenciais de um determinadado produto, por ex: os ingredientes de uma cerveja são: água, malte, fermento e lúpulo. Aditivos são componentes que são adicionados aos alimentos para enriquecerem, aumentarem a durabilidade, estabilizar, ou seja, possui uma função complementar.

Os aditivos alimentares podem realçar ou modificar o sabor, a cor, o aroma e a textura dos alimentos, tornando-os mais apetitosos e atrativos aos consumidores. Eles também podem compensar as perdas de qualidade que ocorrem durante o processamento, o armazenamento e o transporte dos alimentos.

Há alguns requisitos básicos para elaborar aditivos: ter um objeto lícito e viável, que não seja proibido por lei e que o serviço ou produto sejam entregues por agentes capazes e idôneos. Podem existir outras particularidades, conforme o ramo de negócio, que devem ser observadas nos aditivos contratuais.

Os aditivos para alimentos são substâncias não-nutritivas que melhoram a aparência, sabor, textura e o tempo de armazenamento de alimentos. Entre os males relacionados ao excesso de consumo, estão alergia, hiperatividade e câncer.

Nos biscoitos salgados e salgadinhos se destacaram os aromatizantes, emulsificantes e acidulantes. Já nos biscoitos doces, balas e chocolates predominam os aromatizantes e os corantes artificiais. Nos refrigerantes também foram os aromatizantes, os corantes artificiais, acidulantes e os conservantes.

Os aditivos presentes nos refrigerantes podem ser classificados quanto à função, como, acidulantes, antioxidantes, conservantes, corantes e edulcorantes. Os acidulantes são capazes de intensificar a acidez ou agregar um sabor ácido aos alimentos e bebidas.

Conservantes: Acetatos (de cálcio, potássio, sódio...), ácidos (acético, ascórbico, láctico...), ascorbatos (de cálcio, sódio), benzoatos ( de cálcio, potássio, sódio), bissulfitos (potássio, sódio), BHA, BHT, TBHQ, EDTA dissódico, extratos de ervas, formaldeído, nitratos (de sódio, potássio), nitritos (potássio, sódio ...

Os aditivos artificiais são substâncias sintéticas que não são encontradas na natureza, utilizadas para melhorar as características dos alimentos.