O que são ações sustentáveis exemplos?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

São exemplos de ações sustentáveis: a reutilização de recursos ambientais, como a coleta seletiva; e. a utilização de meio de transportes não poluentes, como as bicicletas.

Basicamente, é uma maneira de preservar os recursos do planeta, para que as próximas gerações possam se beneficiar das mesmas riquezas naturais que nós. Agir de maneira sustentável é respeitar o meio ambiente, para ele possa se recompor com o tempo e sem maiores prejuízos.

Sustentabilidade: o que é, tipos e sua importância

  • Tripé da sustentabilidade. ...
  • Sustentabilidade ambiental. ...
  • Sustentabilidade social. ...
  • Sustentabilidade econômica. ...
  • Sustentabilidade empresarial. ...
  • Sustentabilidade agrícola.

Plante uma árvore (ou várias) e cuide dela; Prefira as lâmpadas fluorescentes = elas consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes; Adote uma sacola sustentável para carregar as suas compras; Evite o desperdício de comida.

Existem quatro pilares básicos para que algo seja considerado sustentável:

  • Ser ecologicamente correto;
  • Ser economicamente viável;
  • Ser socialmente justo;
  • Ser culturalmente aceito.

“Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata mais simplesmente de ações como não jogar lixo na rua, mas mudar a forma como percebemos a sociedade, adaptando nossos hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis”, explica a especialista.

Sustentabilidade é sustentar, apoiar, conservar ou manter um processo ou sistema e está diretamente ligada com a conservação dos recursos. O principal objetivo da sustentabilidade é busca o equilíbrio entre a melhoria da qualidade de vida da sociedade, o respeito aos limites ambientais do planeta.

A sustentabilidade visa a preservação do meio ambiente, diminuindo o impacto negativo no planeta. Isso quer dizer que é possível viver confortavelmente tendo ações sustentáveis na rotina. Por exemplo, ao fazer uma reforma no apartamento você pode racionar o uso da água e evitar o desperdício de materiais.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com toda certeza, ao adotar ações sustentáveis, os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras. O sol é um recurso abundante e não se reduz com o seu uso para geração.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

As estratégias sustentáveis corporativas são ações baseadas em três aspectos definidos pela Global Reporting Iniciative: Desempenho Econômico, Responsabilidade Sociocultural e Responsabilidade Ambiental.

Desenvolvimento sustentável: exemplos

  • exploração consciente de recursos naturais;
  • preservação de bem naturais aliada à dignidade social;
  • diminuição do ritmo de consumo;
  • programas socioambientais de conscientização da população;
  • reciclagem;
  • investimento em fontes renováveis de energia;
  • reflorestamento.

Você pode ter atitudes sustentáveis em casa reduzindo a quantidade do que joga fora, reutilizando tudo o que for possível. Separe também o que pode ser reciclado – papéis, plásticos, vidros e metais – e leve para a coleta seletiva na sua cidade.

O produto sustentável é aquele que apresenta o melhor desempenho ambiental ao longo de seu ciclo de vida, com função, qualidade e nível de satisfação igual, ou melhor, se comparado com um produto-padrão.

Esgotar recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar desperdícios são sustentáveis. Corrupção é insustentável.

Ser sustentável requer um tempo de adaptação.
É difícil acordarmos um dia e dizermos, “a partir de hoje vou parar de produzir lixo” e efetivamente mudar de estilo de vida. Assim como toda mudança, você pode começar devagar, com pequenas ações que fazem grande diferença no mundo.

Sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais, não comprometendo as próximas gerações. A sustentabilidade representa o equilíbrio encontrado na exploração dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

- Uso racional (sem desperdício) de recursos da natureza como, por exemplo, a água. - Diminuição na utilização de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), substituindo-os por biocombustíveis. - Utilização de técnicas agrícolas que não prejudiquem o solo. - Extração de recursos minerais sem provocar impactos ambientais.