O que Santa Clara carrega nas mãos?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Vários milagres são atribuídos a Santa Clara, entre eles, a defesa do convento contra a invasão dos sarracenos que dizem, recuaram diante de sua presença carregando a hóstia consagrada.

Mas entre os milagres que realizou, o mais famoso é o milagre ocorrido em 1240. Numa sexta-feira, Santa Clara afugentou alguns soldados sarracenos que invadiram o claustro do convento de São Damião mostrando-lhes a Hóstia Santa.

Inicialmente Santa Clara é apresentada com um pergaminho ou livro, simbolizando sua Regra, um báculo, símbolo da sua autoridade como abadessa e também encontra-se exemplares em que traz na mão um lírio, símbolo da pureza.

Providencie um ovo, um pote e um papel branco. Pegue o recipiente e quebre o ovo dentro dele. No papel, escreva o horário em que você quer que a chuva pare e o seu nome. Coloque o papel no pote e faça uma prece para Santa Clara.

“O respeito devido à Eucaristia pede que tudo aconteça com sobriedade, e as orientações da Igreja insistem em que se viva uma oração mais contemplativa. Portanto, ninguém use o ostensório como 'amuleto' que se procura tocar, gerando choro e gestos descontrolados.

Santa Clara de Assis é a fundadora das Clarissas, que antigamente eram conhecidas por "senhoras pobres". Essa é uma ordem religiosa feminina muito famosa pela Europa, em que há vários conventos que se dedicam para orar e amparar os mais necessitados.

Ostensório ou custódia, é uma peça de ourivesaria usada em actos de culto da Igreja Católica Apostólica Romana para expor solenemente a hóstia consagrada sobre o altar ou para a transportar solenemente em procissão.

Te suplico, irmã Lua, que junto ao Sol de Assis no mesmo céu refulge, alcança-nos a graça que, confiantes, vos pedimos. Santa Clara, ilumina os passos daqueles que buscam a claridade! Amém!"

dia 11 de agosto

No dia 11 de agosto a Igreja celebra a memória de Santa Clara de Assis. A jovem italiana, discípula e companheira de Francisco de Assis nasceu em 1193. Quase oito séculos após a sua morte, foi proclamada pelo Papa Pio XII, em 1958, como a padroeira da televisão.

Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193, em uma nobre família. Destacou-se pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao se deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis, apaixonou-se por esse estilo de vida.

Santa Clara de Assis
O próprio São Francisco cortou os cabelos de Clara, sinal do voto de pobreza e exigência para que ela pudesse ser uma religiosa. Depois da cerimônia ela foi levada para o Mosteiro das Beneditinas.

Clara de Assis, em italiano Santa Chiara d'Assisi, nascida Chiara d'Offreducci (Assis, 16 de julho de 1194 — Assis, 11 de agosto de 1253), foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara (ou Ordem das Clarissas).

Desde nova, Clara se destacou por sua caridade e sua atenção aos pobres e desfavorecidos. Além de toda a radicalidade vivida pelo seguimento a Jesus, Clara foi considerada padroeira da televisão.

Segunda Feira - Vela Santa Clara de cor branca.

Santa Clara é respresentada com um hábito nas cores marrom, preto e branco, modelo tradicional das monjas Clarissas que simboliza a pobreza e desapego das coisas do mundo.

A família espiritual de Santa Clara está presente no mundo inteiro. Em todos os continentes existem mosteiros de clarissas. Atualmente as Clarissas chegam a cerca de vinte mil no mundo, em 986 mosteiros.

“Pela intercessão de Santa Clara, peço ao senhor Todo Poderoso que me abençoe e me proteja. Me dê a paz e a tranquilidade, derrame sobre mim suas copiosas graças e depois desta vida me aceite no céu em companhia de Santa Clara e de todos os santos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.”