O que salva a fé ou as obras?

Perguntado por: ipereira6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Deus disse em Efésios (2:8-10): “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Quando Tiago desafiou os leitores, dizendo 'mostra-me a tua fé sem as tuas obras' (Tiago 2:18), ele estava salientando que não é possível mostrar fé, exceto por meio de ações — a fé verdadeira não existe sem as boas obras” (New Testament Student Manual [Novo Testamento — Manual do Aluno], Sistema Educacional da Igreja, ...

26 Porque, assim como o corpo sem o aespírito está bmorto, assim também a fé sem as obras é morta.

A conexão entre fé e obras é evidente: por meio das obras, a fé se consuma; por meio da fé, produzimos boas obras. O papel delas em nossas vidas é provocar uma mudança positiva em nós mesmos e no próximo, uma realização pessoal e social.

A salvação é graça. Ela é um dom de Deus, pois ninguém é salvo pelas obras. A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”.

Ela tem uma ideia muito clara: “Se eu conseguir ao menos tocar em seu manto, ficarei curada desse sofrimento que me atormenta”. Mas então Jesus se volta, olha para ela e a tranquiliza: sua fé lhe alcançou a salvação. Não somente a saúde física, mas o encontro com o amor de Deus, através do olhar de Jesus.

Fé, segundo a Bíblia, é a certeza antecipada daquilo que pedimos, porque Deus age lá onde os nossos olhos não conseguem enxergar. O evangelho de hoje, de Mateus 8,5-11, mostra um dos encontros mais interessantes que Jesus teve na sua passagem visível pela terra.

Combater o bom combate é seguir com confiança e obediência aos ensinamentos de Jesus, sem temer mal algum, “pois Deus não nos deu o espírito da covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2 Timóteo 1:7).

para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a. vosso Pai, que está nos céus. Mateus 5:16.

Tiago 2:14–26
Tiago ensina sobre o papel da fé e das obras em nossa salvação. As pessoas usam a palavra fé para significar diversas coisas. Algumas a usam para descrever a crença em algo, enquanto outras podem usá-la para descrever uma ação. Em Tiago 2:14–26, aprendemos como Tiago corrigiu uma falsa ideia sobre a fé.

6 Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.

4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do amundo é binimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

“O modo pelo qual você se comunica reflete o fato de que é um filho ou uma filha de Deus. Uma linguagem limpa e inteligente é evidência de uma mente brilhante e sadia. A boa linguagem que eleva, incentiva e elogia as pessoas convida a companhia do Espírito para estar com você.

4 Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

Esse exercício promove o poder positivo e cheio de fé na Expiação de Jesus Cristo em nossa vida. Nosso Pai Celestial nos deu ferramentas para ajudar-nos a achegar-nos a Cristo e para exercer fé em Sua Expiação.

O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ). Alma fez uma afirmação semelhante: “Se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras” ( Alma 32:21 ). A fé é um princípio de ação e poder.