O que Salomão fala sobre o casamento?

Perguntado por: abelem6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher” (1 Coríntios 7:3-4). Como disse a esposa de Salomão: “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu” (Cântico dos Cânticos 6:3).

O casamento é uma ligação permanente e dedicada entre um homen e uma mulher. A Bíblia diz em Mateus 19:5-6 “Deus ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem.”

O casamento no templo é muito mais do que uma união realizada num lugar específico. Envolve toda uma orientação para a vida, o casamento e o lar. É o ponto culminante de atitudes construtivas em relação à Igreja, à castidade e a nosso relacionamento pessoal com Deus, além de inúmeras outras coisas.

“Se alguém casar no serviço religioso e, antes de validar esse casamento civilmente no cartório, vier a casar-se com outra pessoa no civil, o segundo casamento, o civil, será válido, e o primeiro, o religioso, será nulo, como se nunca tivesse existido aos olhos da lei”.

Salmo 22 casamento. 1. Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que te alongas do meu auxílio e das palavras do meu bramido?

No templo, os casais de membros da Igreja ajoelham-se em um dos altares sagrados, na presença de seus familiares e amigos que receberam a investidura do templo. Eles fazem seus convênios de casamento diante de Deus e são declarados marido e mulher para esta vida e para a eternidade.

7 Esta tua estatura é semelhante à palmeira, e os teus seios são semelhantes aos cachos de uvas. 8 Dizia eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; e então os teus seios serão como os cachos na vide, e o aroma das tuas narinas, como o das maçãs.

“Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo”. “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”

Casamento é a união voluntária entre duas pessoas que desejam constituir uma família, formando um vínculo conjugal que está baseado nas condições dispostas pelo direito civil. O chamado "casamento civil" é o ato de união de duas pessoas sob o Direito Civil.

O Criador, no princípio, quando nos criou homem e mulher disse: “O homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe” (Mateus 19, 5-6).

25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Jesus mostra que a aliança matrimonial pode ser quebrada pela infidelidade e que, neste caso, o divórcio é autorizado, mas não obrigatório. Além disso, no caso de divórcios válidos, o novo casamento é autorizado. Palavras-chaves: Divórcio e novo casamento (NT). Mateus 5.31,32.

A natureza sagrada do casamento está intimamente ligada ao poder da procriação. Somente um homem e uma mulher juntos tem a capacidade biológica de conceber filhos. Esse poder de procriação — criar vida e trazer os filhos espirituais de Deus ao mundo — é sagrado e precioso.

O desejo de Deus é que sempre exista amor entre as pessoas. Deus criou o amor entre um casal para ser um relacionamento de respeito e cuidado, um pelo outro. O homem cuida da mulher e a mulher cuida do homem.

Pois saiba que muitas pessoas têm optado por formalizar o casamento apenas no civil, dispensando a cerimônia religiosa. Nesses casos, o casamento acontece no próprio cartório. O procedimento é pouco burocrático, além de ser bastante econômico e rápido.

Esposa, sem dúvida nenhuma. Por isso a bíblia diz que depois do homem casar, ele e a esposa tornam-se uma só carne. Homem que tem a mãe como prioridade, nunca terá um relacionamento saudável, cada uma delas tem o seu papel, quem tem que ter como prioridade a tua mãe, é o teu pai.

Que tipo de carícias é permitido no casamento? As carícias sexuais em preparação para o ato sexual são lícitas, mesmo as orogenitais, a fim de que ambos consigam chegar ao orgasmo.

“Maridos, amem vossas esposas, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.” Efésios 5: 25. “Aquele que acha uma mulher, acha a felicidade: é um dom recebido do Senhor. ” Provérbios 18, 22.