O que sai mais barato construir ou comprar pronto?

Perguntado por: ndamasio . Última atualização: 22 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Ou seja, de um modo geral, construir a própria casa é mais barato do que comprar uma pronta, obviamente que dependendo do custo do terreno, além dos materiais e mão-de-obra envolvida.

Menor custo
Geralmente, os terrenos custam menos do que casas ou apartamentos já prontos. E o custo de obra de uma casa idealizada pode ser 30% abaixo do que um patrimônio comprado pronto para morar.

Tanto a alvenaria quanto a construção a seco são opções que podem ser o sistema construtivo mais barato para a sua obra, tudo dependerá do seu objetivo e suas necessidades.

A falta de liquidez é um dos grandes motivos para não investir em imóveis, já que a venda de um imóvel pode demorar muito tempo e é um processo burocrático. Já os fundos imobiliários possuem a vantagem de terem bastante liquidez. Como as cotas são negociadas na bolsa, o risco de não conseguir vender é pequeno.

Construir, geralmente, é mais barato do que comprar um imóvel pronto. Pois, quando você constrói tem mais poder de decidir e de negociar com os fornecedores e a mão-de-obra, por exemplo, escolhendo materiais e revestimentos que tenham um valor mais em conta, sem sacrificar a qualidade, ou ainda aproveitando promoções.

7 tramar, inventar, urdir, armar, maquinar, tecer, engendrar. Exemplo: Ele está tentando construir uma história que tire as culpas dele. Fundar algo: 8 fundar, instituir, constituir, estabelecer, instaurar, iniciar, implantar.

Isso é muito variável, depende do tipo de imóvel, da idade, e das características de cada imóvel. Porém em média, consideramos que um imóvel em bom estado de conservação e bem localizado deve valorizar algo em torno de 15 à 20% por ano.

A seguir, confira algumas dicas que podem auxiliar você na hora de juntar dinheiro para construir.

  1. Faça uma pesquisa de preços e avalie sua condição. ...
  2. Avalie seus hábitos financeiros. ...
  3. Faça um planejamento do projeto da casa. ...
  4. Reserve pelo menos 20% do valor do imóvel. ...
  5. Faça uma poupança.

A principal razão deve-se principalmente ao fato de que outros encargos são cobrados, tais como: Multas pela falta de pavimentação; Multas pela falta de muros e cercas; Falta de manutenção quanto à limpeza – pois prejudica a função social da propriedade.

O poliestireno expandido (EPS), o popular isopor, é um material muito leve, fácil de transportar e também isolante. O sistema construtivo com isopor utiliza painéis compostos por duas grelhas aramadas recheadas com chapas de isopor (EPS) para substituir as paredes de tijolos tradicionais.

Uma obra a preço de custo é aquela onde os compradores tornam-se sócios e juntos custeiam a construção do imóvel desde a concepção do projeto, em um fluxo de pagamento diferente de uma compra tradicional.

O comportamento instável nos custos dos insumos da construção vinha desde 2020. Entre setembro daquele ano e março de 2021, o bloco cerâmico dobrou de preço, e o aço ficou 47% mais caro. Materiais de PVC subiram 42%, o cimento teve crescimento de 25% nos custos, e o cabo de cobre encareceu 21%.

Os materiais básicos são: cimento, tijolos, areia, blocos de concreto, argamassa, vergalhões, tubos de PVC, quadro de distribuição, reboco e caixas de luz. Além de fios de instalação, materiais elétricos e hidráulicos dos mais variados tipos.

Como você viu, o investimento em imóveis é uma opção mais segura do que investir em aplicações, pois tem mais chances de valorização, lucratividade e rentabilidade.

“Se a rentabilidade somada com as parcelas for maior que o aluguel pago durante o período, então o aluguel é mais vantajoso. Porém, se a rentabilidade mais as parcelas forem menores que o valor pago com o aluguel, então vale a pena comprar”, explica.

Muito mais economia
Como já dissemos, comprar um lote é, grande parte das vezes, infinitamente mais barato que comprar um imóvel já pronto. Além disso, o fato de ainda não ter nada construído também diminui os custos burocráticos com a manutenção desse lote, como: IPTU, impostos e taxas municipais.