O que sai do coração do homem?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

Quem é bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, que é bom; mas quem é mau tira coisas más do seu tesouro, que é mau. Pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio”. Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.

Impuro é aquilo que pensamos, que está guardado dentro de nós e, quando soltamos, o veneno se expande, espalha. Por isso, o homem interior cuida da sua vida interior. Ele cuida de lavar-se, de purificar-se.

19 O homem de grande ira deve sofrer o castigo, porque se tu o livrares, ainda terás de tornar a fazê-lo. 20 Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias. 21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o aconselho do Senhor permanecerá.

Quando temos um coração com a intenção certa, perseveramos. Há uma diferença entre os que servem e não servem. A forma de falar e de se portar é diferente. Quando estamos cheios da Palavra, nossa reação é a Palavra, nenhuma notícia negativa irá interferir nisso.

Um amor que não espera nada em troca, que ama com humildade, colocando-se a serviço de todos. Por ser livre, ama sem fazer distinção de pessoas. Por ser puro, ama sempre.

Quando ouvimos a Palavra de Deus, ela vai penetrando o nosso ser, o nosso coração; ela vai transformando os sentimentos da nossa alma e os pensamentos da nossa cabeça. A Palavra de Deus tem o poder de nos transformar, por isso o grande esforço do nosso ser cristão é para ouvir Jesus, é para ouvir a Sua Palavra.

O coração divide-se em quatro cavidades, sendo: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo.

Quarta-feira, 09 de fevereiro de 2022. Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.

O Evangelho de Lucas salienta com vigor a necessidade de uma opção radical, definitiva e típica do discípulo de Jesus: o verdadeiro Bem é Deus Pai. É Ele que deve ocupar inteiramente o coração do cristão, conforme o exemplo do próprio Jesus.

Em Jeremias 17.9 lemos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Quantas vezes o coração engana a você mesmo? É por isso que as Escrituras dizem: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Pv 4.23).

A impureza é maldade, ela nos torna maus. Olhamos as coisas pela ótica da impureza e do mal e, a partir disso, as nossas palavras se tornam maldosas e maliciosas; aquilo que nós fazemos para os outros se torna mal.

Impura é o feminino de impuro. O mesmo que: suja, mestiça, falsificada, impudica, lasciva, miscigenada, pecaminosa, poluída, viciada.

Do ponto de vista religioso, a Paixão (com letra maiúscula) é entendida como todos os tormentos sofridos por Jesus Cristo antes de ser crucificado. Assim, a Paixão de Cristo é uma expressão usada pelos cristãos para representar o período de martírio que o Messias teria vivido antes de morrer.

18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. 19 Como serva amorosa, e gazela graciosa, os seus peitos te saciarão em todo o tempo, e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.

22 Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor.

31 Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória.

Provérbios 4:23 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida. O seu coração determina a sua vida. Isto pode ser o provérbio mais importante.

Deus nos prova no sentido de que ele nos permite encontrar a tentação ou o sofrimento, mas ele próprio não causa diretamente essas coisas. Ele permite isso para o nosso bem, para que possamos aprender a resistir ao mal e crescer em humildade, verdade e confiança em Deus.