O que sai da veia cava superior?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Ela drena o sangue que vem da cabeça e dos membros superiores. É o resultado da união das veias braquiocefálicas direita e esquerda ao nível do bordo inferior da 1ª cartilagem costal direita. Não apresenta válvulas.

O sangue proveniente de todas as partes do corpo (cabeça, tronco, rins, fígado, pernas etc) chega ao coração pela veias cavas (superior - região da cabeça e inferior - tronco e abdômen) e entra pelo átrio direito. Depois, sai do átrio direto e vai para o ventrículo direito onde se inicia o processo de arterialização.

As tributárias da veia cava superior são as seguintes veias: vertebral, mamária interna, pericardiacomediastinal, bronquial, intercosrtal superior, frênica superior e, no lado esquerdo, a veia ázigos.

A veia cava inferior (VCI) é um vaso de grande calibre que drena o sangue proveniente dos membros inferiores, grande parte do dorso e das paredes além dos conteúdos das regiões abdominal e pélvica.

Na anatomia humana, a veia cava inferior é a principal veia que transporta o sangue venoso do abdómen e dos membros inferiores para o coração. Forma-se a nível da quinta vértebra lombar através da junção das veias ilíacas comuns, e termina no átrio direito .

veias pulmonares

Na circulação pulmonar o sangue arterial é o que está retornando ao coração, nas veias pulmonares.

As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.

O ÁTRIO DIREITO recebe sangue da VEIA CAVA SUPERIOR, que recebe sangue da parte superior do corpo, cabeça, braços e parte superior do tórax, e VEIA CAVA INFERIOR, que drena para o CORAÇÃO o sangue proveniente da parte inferior do corpo, pernas, quadril e abdômen.

veias pulmonares

Por fim, o sangue arterial (oxigenado) é levado dos pulmões ao coração, através das veias pulmonares, que se conectam no átrio esquerdo.

O sangue sai do coração por meio da artéria aorta, que se ramifica por todo o corpo, que é onde ocorrem as trocas de nutrientes e catabólitos. O sangue, agora pobre em oxigênio, retorna ao coração por meio das veias cavas superior e inferior, é lançado diretamente no átrio direito e segue para o ventrículo direito.

veia cava superior

As maiores veias são a veia cava superior e a veia cava inferior, e ambas drenam diretamente para o átrio direito do coração. Todas as veias da circulação sistêmica acabam eventualmente drenando de volta para uma delas.

A síndrome da veia cava superior pode evoluir rapidamente bloqueando completamente a traqueia o que necessita de ações imediatas. Comumente, se o bloqueio se desenvolve lentamente, outras veias podem ajudar a circular o sangue, com isso os sintomas podem tornar-se menos intensos.

Veias da circulação sistêmica (ou da grande circulação): duas grandes veias desembocam no átrio direito trazendo sangue venoso para o coração.

A função da veia cava inferior é transportar o sangue do abdome, da pelve e dos membros inferiores para o átrio direito do coração. Suas outras funções tornam-se evidentes em alguns distúrbios de saúde, como obstrução da veia porta hepática ou obstrução da própria veia cava inferior.

A veia cava superior é formada pela união das duas veias inominadas, direita e esquerda, e localiza-se no mediastino médio, à direita da artéria aorta e anteriormente à traquéia.

Veia cava inferior:carregando o sangue da parte inferior do corpo (exemplo as pernas) Veia cava superior:está acima do coração, e se forma de uma convergência das veias braquiocefálicas esquerda e direita, que contêm sangue vindo da parte superior do corpo (exemplo cabeça e braços).