O que sai da sua torneira?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A água tratada pode carregar agrotóxicos e outras substâncias químicas e radioativas que são perigosas para a saúde quando acima dos limites fixados pelo Ministério da Saúde. O mapa revela onde ocorreu esse tipo de contaminação.

O VMP indica qual é a concentração máxima na água que é considerada segura no Brasil. O Sisagua reúne os resultados de testes que medem a presença de 27 agrotóxicos na água que abastece as cidades. As informações são enviadas por autarquias estaduais, municipais e empresas de abastecimento.

A fervura da água antes do consumo e a utilização de filtros barram alguns agrotóxicos, mas não eliminam totalmente a presença dos compostos químicos”, conta o professor. Ferraz explica que o agrotóxico, quando consumido em baixas quantidades, não apresenta ameaça à saúde humana.

Antes do tratamento nas estações, a água é retirada de rios, lagos, riachos, represas e lençol freático ou mananciais. Daí a importância da conservação e proteção destas áreas para garantir água em quantidade e qualidade adequadas.

Por isso, uma das formas de evitar que tal problema ocorra é fazendo uma correta instalação da torneira. Geralmente, o principal motivo do vazamento de água está relacionado à manutenção de uma peça que fica dentro da torneira. Essa peça é popularmente conhecida por “borrachinha”.

Beber água da torneira não causa nenhum mal imediato e é definitivamente muito melhor que ingerir água sem tratamento algum. Ter o hábito de beber água diretamente da torneira pode ocasionar problemas de saúde a longo prazo.

Quais são os riscos de beber água da torneira? Não há nenhum risco em beber a água da torneira, caso seja feito o monitoramento adequado do sistema de tratamento e da rede de distribuição pela equipe de qualidade da companhia de saneamento da sua cidade.

Mesmo sendo tratada, a água que chega até a torneira da nossa casa pode conter resíduos químicos, metais pesados, parasitas, vírus e bactérias. Isso ocorre porque depois que sai das estações de tratamento, ela ainda passa por sistemas de encanamento e locais de armazenagem.

Vespa-do-mar
Original da Austrália, esta medusa é considerada o animal mais letal do mundo. Apesar de ter um tamanho grande, é praticamente transparente na água. Qualquer parte de seus tentáculos podem picar, através dos milhões de nematocistos, injetando uma grande quantidade de veneno nas vítimas.

Para tratar a água em casa e torná-la potável se pode usar vários métodos, como: fervura, filtragem ou utilização de produtos para desinfecção química, como água sanitária, pastilhas ou iodo. Além disso, deixar a água exposta à luz solar também pode ajudar, pois elimina vírus e bactérias que podem causar doenças.

Sintomas que indicam ingestão de água contaminada

  • Náuseas e enjoo;
  • Vômitos;
  • Dor abdominal ou cólicas intestinais;
  • Diarreia;
  • Urgência para ir ao banheiro;
  • Dores pelo corpo;
  • Perda de apetite;
  • Febre.

“Em relação à água, o método com melhor resultado foi a extração em fase sólida, com a sepa- ração e quantificação dos agrotóxicos através da cromatografia liquida de alta eficiência empregando o detector para arranjo de diodos e espectrômetro de massas.

A Anvisa indica a imersão prévia dos alimentos por 20 minutos em água com hipoclorito de sódio (água sanitária), que pode diminuir também a contaminação por germes e micróbios.

Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa.