O que sai da cadela na hora do parto?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Quando começam as contrações é fácil percebê-las, pois a cadela contrai o abdômen com força até expulsar a placenta e o filhote. O tempo para o nascimento de todos os filhotes pode variar de poucas horas chegando a 24h ou 36 horas.

1º etapa: Nas 12 a 24 horas que antecedem o parto, a temperatura da cachorra diminui, o útero começa a se preparar por meio de pequenas contrações, a vulva (canal vaginal) se dilata e, nesta fase, ela fica inquieta, nervosa, pode se recusar a comer, treme e prepara seu “ninho” (local aconchegante onde deseja ter o ...

A placenta das cadelas é denominada endotélio-corial, e há quatro camadas entre o feto e a mãe, sendo o endotélio materno, o córion, o mesênquima e o endotélio fetal (Roberts, 1986). Em função da disposição dessas camadas ao redor do feto, esse tipo de placenta é denominado zonária.

Durante a gestação da cadela não é comum o aparecimento de nenhum tipo de corrimento vaginal. Somente no final da gestação, e já próximo ao parto, podemos observar um corrimento vaginal gelatinoso como clara de ovo.

O líquido amniótico tem cor clara, quase transparente, e cheiro de água sanitária.

A terceira fase do parto da cachorro corresponde à expulsão da placenta, poucos minutos após o nascimento do filhote.

Para saber se já nasceram todos os filhotes da cadela, é preciso considerar estes três aspectos:

  1. Faça exames de rotina (radiografia ou ultrassom) antes do parto;
  2. Conte as placentas – Só há uma placenta por filhote;
  3. Observe os movimentos da cadela ao nascer o último filhote.

Para saber realmente se os fetos estão mortos dentro da barriga, deve-se procurar um médico veterinário e fazer um exame de ultrassom, em alguns casos também realizar o exame de RX (radiografia).

Enquanto a gestação humana dura longos 9 meses, a gestação de uma cadela é bem mais rápida: em média, dura 63 dias (podendo variar de 58 a 68 dias), independentemente da raça ou do porte do cão.

Entre 12 a 24 horas antes do parto, a temperatura retal da fêmea cai atingindo valores abaixo de 37°C. A dilatação da cérvix é a primeira fase do trabalho de parto e dura em média de 6 a 12 horas e, em algumas cadelas, pode chegar até 24h.

A gestação em cães normalmente tem a duração de 9 semanas (63 dias), podendo apresentar uma variação de 58 a 68 dias. Antes do início do trabalho de parto, a temperatura retal da fêmea cai abaixo de 37,8°C, atingindo frequentemente valores abaixo de 37°C.

Quando as contrações ficam mais fortes a cadela se deita de lado e empurra, lambendo a sua vulva com frequência. Pode emitir gemidos ou até gritos e ofegar rapidamente entre as contrações. Primeiro aparece a bolsa de água pela vulva. Esta rompe-se sozinha ou a rompe a cadela e libera líquido.

É comum, pouco tempo antes do parto, o tampão mucoso ser liberado, igual os seres humanos. Ele tem uma cor amarelada ou branca, podendo vir acompanhado de um pouco de fluxo vaginal. Esse muco tem a função de proteger o útero e os filhotes de bactérias e infecções durante a gestação.

Este processo de involução dura cerca de 4 a 6 semanas, por isso, é normal que a cadela continue a sangrar após um mês de nascimento.

Em todos os casos, a melhor coisa que você pode fazer quando a cadela não consegue parir, é procurar um veterinário o quanto antes. De preferência, tenha um veterinário na sua agenda de contatos assim que souber que a cadela está grávida.