O que rouba o ferro do organismo?

Perguntado por: amota3 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro.

O que pode atrapalhar a absorção de ferro pelo organismo? Algumas condições podem causar a má absorção de ferro. Entre elas estão doença celíaca, doença de Crohn, cirurgia gastrobariátrica e ingestão de antiácidos ou antibióticos em excesso.

Consuma vitamina C
O consumo de vitamina C, presente em frutas cítricas e vermelhas, aumenta a absorção de ferro no organismo - sobretudo o ferro de origem vegetal. A vitamina C é um grande aliado, pois aumenta a biodisponibilidade do ferro ao transformar o íon férrico em íon ferroso (que tem uma absorção muito maior).

Se há falta de ferro permamente no corpo, pode experiênciar anemia - anemia de falta de ferro. As consequências disso podem ir desde palidez, dores de cabeça e fatiga até perda de cabelo e unhas quebradiças.

Um adulto saudável tem de 40 a 160 microgramas de ferro no sangue, que é o nível recomendado. Índices acima disso são um sinal de problema.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum, porque interage com alguns alimentos e pode provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros que podem ser tomados juntos com as refeições, como é o caso do gluconato ferroso, em que o ferro está ligado a dois aminoácidos ...

Considerando uma alimentação que geralmente se consome no Brasil, os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros.

O morango também é uma das frutas com maior índice de ferro na sua composição. Logo, com seus 0.8 mg do mineral a cada 100 gramas, este alimento também conta com fibras, antioxidantes e é eficiente no transporte de oxigênio para as células.

Deve-se evitar o consumo de chá, café e produtos lácteos às refeições principais, que diminuem a absorção de ferro. Por outro lado, o sumo de citrinos ou alimentos ricos em vitamina C (cenouras, couve-flor ou repolho) melhoram a sua absorção.

Unhas fracas e palidez. Sonolência. Perda de memória. Falta de apetite (pouca fome)

Alimentos a serem evitados na anemia
Isso porque as fonte de cálcio, como leite e derivados, por exemplo, são capazes de diminuir a absorção de ferro no intestino. Além disso, os fitatos e taninos, devem ser evitados junto ao consumo de ferro.

Evitar alimentos que diminuem a absorção de ferro
Além disso, deve-se evitar também a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá preto, chá-verde, chá mate e chocolate, pois esses alimentos também diminuem a absorção de ferro.

De onde você pode obter ferro? Nosso organismo não produz ferro, então você precisa absorvê-lo a partir da dieta - seja por meio do consumo de alimentos naturalmente ricos em ferro ou daqueles enriquecidos com o mineral, como pão de forma e cereais matinais.

A deficiência de ferro é uma condição perigosa para a saúde do organismo.

Muitos sintomas de deficiência de ferro são decorrentes de anemia. Tais sintomas incluem fadiga, perda de estamina, falta de ar, fraqueza, tontura e palidez. Outro sintoma comum é a síndrome das pernas inquietas. leia mais (SPI), que é um impulso desagradável de mover as pernas durante períodos de inatividade.

Nesse ponto, os “estoques” do elemento no organismo já terão sido consumidos e os sinais da condição começarão a surgir.

  1. Exaustão e cansaço excessivo. ...
  2. Palidez da pele. ...
  3. Inchaço dos tornozelos. ...
  4. Coração acelerado. ...
  5. Queda de cabelo. ...
  6. Alterações no paladar.

O ferro intravenoso pode ser usado em pessoas cujo trato gastrointestinal é incapaz de absorver adequadamente o ferro ou naqueles que não conseguem tolerar o ferro oral. Uma transfusão de sangue pode ser administrada se os níveis de Hb ou hematócrito (Hct) estiverem muito baixos.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.