O quê rock tem a ver com caveira?

Perguntado por: adantas9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

A Caveira no Rock possui uma gama de representações, que se ressignificaram durante esses aproximados 70 anos de muita história e lutas. Seu forte apelo visual ao obscuro e macabro, não passa despercebido.

"O Significado espiritual da Caveira é bondade, virtude, respeito, reciprocidade e igualdade, mas sem subordinação, fraqueza ou aceitação de tudo. A Caveira mostra quem somos e como queremos ser vistos e tratados, nossa força interior e nossos valores petante a vida que temos".

Por que todo roqueiro veste preto? As respostas variam dos temas mais objetivos até os mais lúdicos. Desde a justificativa de que a roupa preta fica bem em gordos e magros, até que o preto representa a união e a vida. Para outros, também representa as coisas ruins que devem ser jogadas fora.

A “mão-chifrada” do Rock é uma versão do gesto chamado “malocchio”, que Ronnie James Dio, cantor do Black Sabbath em 1979, que ele aprendeu com a avó. O sinal, que significa “afastar mau-olhado” acabou conqusitando os fãs da banda e acabou virando o sinal universal do Rock'n Roll.

Acredita-se que São Pedro, primeiro papa da Igreja Católica, foi crucificado de cabeça para baixo, pois não se achava digno em morrer da mesma forma que Jesus Cristo. Atualmente, a adoção da cruz invertida por bandas de heavy metal e punk rock está ligada à ideia de antiautoritarismo.

História da faca na caveira
Foi quando um soldado, num gesto de indignação, tirou uma adaga de seu uniforme e cravou uma faca em cima de um dos crânios, bradando a todos que a vida, naquele momento, venceu a morte. Dessa forma, a faca na caveira nasce significando a vitória sobre a morte.

Essa tatuagem também é usada para identificar matadores de policiais. A caveira é um símbolo de morte e perigo, representando coragem, força e desafio às autoridades.

O símbolo do BOPE é conhecido por ser representado através de uma caveira com uma faca encravada de cima para baixo. Esta imagem (juntamente com a expressão “faca na caveira”) é interpretada popularmente como uma mensagem para os criminosos: “morte aos bandidos”.

Caveirão, de caveira, provém do latim "calvária", de "calvus", "calvo" - justamente o desprovido de cabelos, designando a cabeça desencarnada, o crânio e ossos da face descarnados.

Inspirado na subcultura das gangues de motoqueiros americanos ou nos notórios clubes de metaleiros, um anel de caveira está associado à bravura e à rebeldia.

Significado atual da Caveira Mexicana
A caveira mexicana atualmente significa uma homenagem às pessoas que já faleceram, além de ser um símbolo de proteção contra maus espíritos e energias negativas, de acordo com a cultura mexicana.

Geezer Butler contou à Louder Sound de onde veio a ideia dos membros do Black Sabbath usarem grandes crucificos de metal no pescoço, algo que se tornaria marca registrada da banda.

As drogas são muitas vezes vistas como combustível para criatividade, então existe uma aura romântica que liga o seu uso a indivíduos criativos. E essa associação vai além da música, é claro.

Ronnie James Dio
A teoria mais popular afirma que o ex-membro das bandas Rainbow, Black Sabbath e Dio, falecido en 2010, foi o grande inventor do sinal – ou pelo menos foi um dos primeiros a utilizá-lo no meio rock 'n' roll.

Saudação do rock
O gesto desse emoji é mundialmente conhecido como a saudação dos fãs de rock and roll. Pode ser usado como cumprimento ou para vibrar por algo, normalmente associado ao ritmo musical. No entanto, o movimento também pode representar um chifre, sendo utilizado para dizer que alguém foi traído.

O gesto de três dedos é usado como demonstração de agradecimento, admiração e despedida de alguém que amam. Esse gesto, no entanto, tornou-se um símbolo de rebelião contra os ricos opressores que vivem em uma capital protegida por um Exército.

O símbolo do infinito, também conhecido como Oito Deitado, representa o conceito do que seria a eternidade, como algo que não tem um começo nem fim. O atual símbolo utilizado como se referir ao infinito – Oito Deitado – recebe este nome por ter a forma do número oito na posição horizontal.