O quê risca o diamante?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Já o diamante, é o mais duro, sendo assim, risca todos os outros minerais e não pode ser riscado por nenhum deles, apenas por outro diamante.

Um diamante verdadeiro possui reflexos em tonalidades acinzentadas — e nunca coloridas (mesmo os diamantes coloridos). Com isso em mente, se a pedra for analisada e apresentar reflexos em cores diferentes, é melhor ficar atento. Não se esqueça que as pedras preciosas originais possuem um elevado grau de refração.

Assim, o quartzo risca os feldspatos, a apatita, a fluorita etc. e é riscado pelo topázio, pelo coríndon e pelo diamante. Aliás, o diamante risca não só todos os outros minerais da Escala de Mohs, mas todos os minerais conhecidos. E sua dureza (10,0) é muito maior que a do coríndon (9,0).

Os diamantes são para sempre, exceto quando eles oxidam enquanto cortam metais como ferro, cobalto, níquel, cromo ou vanádio. O nitreto de boro cúbico é quimicamente mais inerte, mas apenas até cerca de metade da dureza do diamante.

Cristais, ao contrário dos diamantes, podem vir em diferentes formatos e tamanhos, além de cores variadas. Outra diferença entre as duas pedras é que os diamantes possuem uma dureza 10 na escala Mohs, enquanto os cristais têm um número menor — algo em torno de 6 ou 7.

Por incrível que pareça, o pequeno diamante encrustado no anel que você deu a sua esposa provavelmente durará, sim, para sempre – pelo menos enquanto a Terra existir.

Painita

1- Painita
A Painita foi encontrada em 1950 e possui uma cor alaranjada puxada para o marrom, e até hoje no mundo todo só foram encontradas 2 pedras de painita, tornando-a a pedra mais rara do mundo.

Qual é a melhor pureza do diamante? A melhor classificação de pureza do diamante é FL, “flawless” (puro).

Aqueça a pedra suspeita com um isqueiro por 30 segundos. Logo em seguida, deixe a pedra cair dentro de um copo de água. A rápida expansão e contração vai sobrecarregar a força de tensão de materiais mais frágeis como o vidro ou quartzo. Já o diamante é forte o suficiente para passar por esse teste.

Diamante Natural (VALOR UNITÁRIO R$ 159,00) - 3 pontos - 2 MILÍMETROS cada | Shopee Brasil.

O diamante risca o vidro, portanto, é mais duro que o vidro. Esta escala foi criada em 1812 pelo mineralogista alemão Friedrich Vilar Mohs com dez minerais de diferentes durezas existentes na crosta terrestre.

A unha, por exemplo, risca o talco e o gesso, mas é riscada pela calcita e, desta forma, apresenta uma dureza de 2,5. A ardósia, utilizada na fabricação do quadro negro, pode riscar o topázio, mas não o coríndon, e, por isso, encontra-se no nível 8,5 da escala.

O diamante

O diamante ainda continua sendo o sólido mais duro (difícil de ser riscado) encontrado na natureza que se conhece até hoje.

Cientistas demonstraram que pedras de diamante podem suportar quase um milhão de vezes a pressão atmosférica antes de se espatifar. A unidade de pressão atmosférica (atm) é igual a 1,033 quilograma-força sobre 1 centímetro quadrado.

Um diamante é quase que exclusivamente composto de carbono, e portanto pode ser queimado em presença de oxigênio com o auxílio de uma chama forte. e no final teremos apenas dióxido de carbono (CO2).

O diamante é um mineral natural dotado de uma característica que o torna inconfundível: é a pedra com maior dureza (classificação de 10 na escala de Mohs), o que a torna muito útil na indústria para a lapidação e corte e outros material com menor dureza.

moissanita

As gemas sintéticas que mais se aproximam esteticamente do diamante são a zircônia cúbica e a moissanita. No entanto, elas não conseguem imitar com perfeição as características dessa gema valiosa.

O diamante tem um índice de refração n = 2,40. Com esse valor do índice de refração, o ângulo crítico do diamante (em relação ao ar) é pouco maior que 24°. Uma vez dentro do diamante, a luz só sai se incidir na superfície interna com um ângulo menor que esse. De 24° até 90° a luz se reflete de volta.