O que rezar depois da confissão?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

Concedei-me a graça, meu Salvador, pela virtude do Sacramento da Penitência que acabo de receber, de não recair nestes pecados, e de levar de hoje em diante uma vida toda nova, sempre assistido pela vossa graça e perseverando no vosso amor até a hora da minha morte. Amém.”

Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Ámen.

Depois de terminar a confissão dos pecados, o penitente diz: “São estes pecados que consegui lembrar; peço a Deus que me perdoe todos eles, como também aqueles que não consegui lembrar. A vós padre, peço a oração por mim, a absolvição dos meus pecados e a penitência que cumprirei com amor”.

O ato de contrição faz parte do sacramento da reconciliação e é rezado ao final deste, antes de receber a absolvição do padre.

Oração para fazer uma boa confissão
Senhor, iluminai-me para me observar como Vós me observas, e dai-me a graça de me arrepender verdadeira e efetivamente dos meus pecados. Ó, Virgem Santíssima, ajudai-me a fazer uma boa confissão.”

Todos nós também temos nosso confessor, que no caso do Padre, a confissão pode ser feita com outro Padre ou com um Bispo. Assim como um bispo também pode se confessar com um padre, e assim por diante. Todos buscam essa cura e misericórdia de Deus por suas falhas.

Os 7 pecados capitais

  1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. ...
  2. Avareza. A avareza, também chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. ...
  3. Inveja. A inveja é a tristeza pelo bem de outra pessoa. ...
  4. Ira. ...
  5. Luxúria. ...
  6. Gula. ...
  7. Preguiça.

07/04/2021. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o pecado é uma falta cometida contra a razão, a verdade e a consciência reta. É uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo. Foi definido como “uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna” (§1849).

1) Apresente-se diante do sacerdote com a fé de quem se apresenta diante do próprio Jesus. 2) Comece sua confissão dizendo: “Padre, dai-me vossa bênção porque pequei”. 3) Na sequência, diga há quanto tempo foi sua última confissão.

Ato de contrição simples
Ao escolher fazer o errado e deixar de fazer o bem, pequei contra Vós a quem devo amar acima de todas as coisas. Pretendo firmemente, com Sua ajuda, fazer penitência, não pecar mais e evitar o que me leva a pecar.

A contrição perfeita não é só uma saída para ter perdoados os próprios pecados em situações extraordinárias. Trata-se também de uma estrada real a percorrer em qualquer tempo, com o auxílio da graça de Deus.

Como afirma o diretor espiritual, a Igreja enfatiza que o matrimônio é importante para os fiéis, visto que os sacramentos são sinais sensíveis e eficazes de graça, instituídos por Jesus Cristo para nos santificar.

Não se confessar e ir comungar sempre é complicado. Pode esconder a presunção de ser imune do pecado. E a experiência do pecado faz parte de nossa condição humana. Comungar sempre sem buscar a purificação pela Confissão pode também esconder uma falta de consciência da importância do sacramento da Penitência.

Ao sentar-se ou ajoelhar-se diante do padre, faça o sinal da cruz e você pode dizer: “Perdoe-me, padre, pois eu pequei. Faz _____ (escrever quanto tempo não se confessa) desde a minha última confissão. Estes são meus pecados (podem ser escritos):

Sei que o perdão é libertador, traz cura para a minha alma, então Senhor, me ajude a liberá-lo, não só pelo meu irmão, mas por mim também. Livra-me de todo amargor da vida e de todo sentimento ruim que eu possa estar sentido em relação aos meus irmãos, amigos e familiares. Oramos e clamamos no nome de Jesus, Amém!”

Acordar mais cedo para fazer oração. Fazer algum trabalho voluntário. Não reclamar das contrariedades do dia, mas agradecer e louvar a Deus. Não assistir TV, mas dedicar este tempo à leitura.