O que rezar antes de receber a comunhão?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Reconheço e confesso, ó meu Deus, que sou uma miserável criatura, indigna das vossas graças, e, mais do que ninguém, de Vos receber na Hóstia Consagrada, onde estais por amor de mim. E reconheço e confesso que sois Deus eterno, omnipotente. Infinitamente bom e santo.

O Catecismo ensina que, para preparar-se convenientemente para receber este sacramento, os fiéis devem observar o jejum prescrito pela Igreja, ou seja, abster-se de tomar qualquer alimento e bebida desde uma hora antes da sagrada comunhão, com exceção de água e de remédios.

Na prática, deve aconselhar-se o contrário aos fiéis: a mão esquerda sobre a direita, para que depois peguem facilmente na hóstia com a mão direita e a levem à boca» (Congregação do Culto Divino, Notificação acerca da Comunhão na mão, de 03/04/1985, n.

“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por Prof. Felipe Aquino 23 de junho de 2022 Você Sabia? A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio, etc.

Em uma das formas litúrgicas, o padre saúda o povo com as palavras de São Paulo aos Coríntios (2Cor 13,11-13): – A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco! Independente da forma utilizada, todos respondem: – Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

APÓS COMUNGAR, NÃO CONVERSE.
Após comungar, volte ao seu lugar e fale com Jesus. Se não comungou, faça uma comunhão espiritual e converse com Ele, na intimidade do seu coração.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Após a comunhão pode beber? Sim, desde que haja um tempo entre a recepção do Corpo e Sangue de Jesus e a ocasião na qual serão servidas bebidas alcoólicas.

Vinte e seis anos depois, ou seja em 1973, o Ritual da sagrada Comunhão e culto do mistério eucarístico fora da Missa estabeleceu: “Os que vão comungar abstenham-se de alimentos e bebidas, excepto água ou remédios, pelo espaço de ao menos uma hora antes de receberem o Sacramento.

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia; e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

Pode-se até mastigar a Hóstia, como se mastigam os alimentos, pois afinal é alimento espiritual. Embora isto quase nunca seja necessário. Quer mastiguemos a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é alimento espiritual, e, para recebê-lo, temos de comê-la.

Geralmente, esta oração é feita após receber a comunhão.

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

Mas será que podemos comungar em várias missas no mesmo dia? De acordo com o Código de Direito Canônico, não há uma norma específica que limite o número de vezes que a pessoa pode assistir à Missa em um dia, mas sim se especifica o número de vezes que se pode comungar.

Ou seja, a resposta à pergunta do leitor é não: os que mantêm uma união conjugal sem estarem casados sacramentalmente não devem comungar. O pe. Cido prossegue: “Além disso, meu irmão, o que o impede de cumprir a vontade de Deus e se casar na Igreja?

Já em outras Missas não há pecado, nem mesmo venial. Por isso, quem falta à Missa no Domingo ou em dia de guarda, estando em pecado mortal, deve, sim, confessar-se para poder comungar.

No momento da comunhão, o Padre aproximará da criança e pronunciará as palavras “O Corpo e o Sangue de Cristo“. A criança responde: “Amém“, de maneira a demonstrar a sua fé no Sacramento, recebendo a hóstia em sua boca.