O que retém líquido no corpo?

Perguntado por: opaiva . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Causada por consumo excessivo de sal e alimentos embutidos, sedentarismo, problemas cardíacos, renais, hepáticos ou alterações hormonais, a retenção de líquido pode gerar um leve incômodo ou impasses sérios. Por isso, é preciso estar atento e procurar um médico se for necessário.

Como acabar com a retenção de líquidos

  1. Tomar chás diuréticos. Os chás diuréticos são um excelente complemento para desinchar mais rápido, e as melhores opções são: ...
  2. Fazer exercício físico. ...
  3. Cuidados com a alimentação. ...
  4. Fazer drenagem linfática. ...
  5. Tomar remédios diuréticos.

A retenção de líquido e as alterações hormonais também podem provocar o agravamento e persistência da celulite. Para combater o inchaço e a retenção de líquido, o ideal é garantir o bom funcionamento do organismo com uma alimentação saudável e balanceada.

A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Alimentos ricos em potássio, como bananas - além de abacates, kiwis, laranjas e pistaches –, previnem a retenção de água regulando os níveis de sódio em seu corpo e podem, assim, reduzir o inchaço induzido pelo sal.

A maior causa de inchaço disseminado são doenças cardíacas, hepáticas e renais. As principais razões de inchaço em um único membro são coágulos sanguíneos em uma veia ou uma infecção. O início repentino de um inchaço pode apontar uma doença grave, então, as pessoas devem procurar um médico imediatamente.

Manter a hidratação do corpo com a ingestão de água nas quantidades adequadas é indispensável para combater a retenção de líquidos, pois ajuda a eliminar as toxinas através da urina e garante o melhor funcionamento dos rins. Por isso, é muito importante que você esteja seguro sobre a qualidade da água que ingere.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

Beba mais água
A água ajuda a eliminar as toxinas e excesso de sal, que pode ser responsável pela sensação de inchaço. Por isso, ao longo do dia lembre-se de tomar mais água: para ficar mais fácil, mantenha uma garrafa sempre por perto.

A prática regular de atividades físicas, entre diversos outros benefícios, colabora também para evitar a retenção de líquidos e inchaço. Lembre-se que o importante é fazer algo que lhe dê prazer para que você não desista no meio do caminho. A água auxilia o processo digestivo.

O diurético mais poderoso
É a ÁGUA! De acordo com a nutricionista, de nada adianta consumir muitos alimentos e chás diuréticos se a ingestão de água estiver abaixo do ideal, já que, dessa forma, o corpo vai reter mais líquido para “se proteger”, e o metabolismo fica menos eficiente.

Os melhores chás para pernas inchadas são os feitos com cavalinha, guabiroba, hibisco, salsa e carqueja. Essas ervas têm poder diurético, que nos levam a urinar mais vezes e ajudam a desinchar.

Esse inchaço pode estar localizado em um só local, como nos pés, ou pode estar espalhado em seu corpo inteiro. A principal causa da retenção de líquidos é o acúmulo de água entre uma célula e outra.

Para diagnosticar o problema, será realizado exames hormonais, cardiológicos e nas veias, o último só em caso de a retenção estar nas pernas. Todos os exames serão passados pelo médico. Caso o resultado dos exames dê negativo, o médico deverá fazer uma investigação mais profunda.

Exercícios aeróbicos e cardiovasculares
Por isso, investir em treinos de corrida, funcionais, HIIT pelo menos 3x na semana, são uma ótima receita para você diminuir a quantidade de líquido retido no seu corpo.

Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. Por isso, é importante que vegetais estejam sempre presentes nas refeições. No caso das frutas, dê atenção especial ao consumo das vermelhas, como morango e amora.

Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal.

Invista em alguns alimentos que auxiliem a desinchar, como pepino, agrião, aspargo, tomate, berinjela, melancia, kiwi, abacaxi, morango e limão. Eles são diuréticos e ajudam a potencializar os efeitos neste processo. Beber 2l de água por dia faz toda diferença na hora de desinchar e eliminar toxinas.

8 alimentos para comer hoje e desinchar amanhã

  1. Melancia e melão. A melancia e o melão possuem uma fama -injusta- de serem indigestos, contudo isso apenas irá depender do organismo de cada indivíduo. ...
  2. Iogurte. ...
  3. Gengibre. ...
  4. Pimenta. ...
  5. Chá de hibisco. ...
  6. Mamão. ...
  7. Água. ...
  8. Farelo de aveia.

De acordo com a expert, há algumas frutas que são grandes aliadas de quem se sente inchada e quer “secar” sem passar fome.

  • Abacaxi. Rico em vitamina C e potássio, esse alimento é altamente “purificante” e diurético. ...
  • Melancia. ...
  • Amoras. ...
  • Limão. ...
  • Dicas:

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.