O que retarda a pega do cimento?

Perguntado por: acosta8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

4) O tempo de pega do cimento diminui com o aumento da temperatura, mas acima de 30 ºC pode ser observado um efeito contrário. Em temperaturas baixas, a pega é retardada. Assim, temperaturas próximas a 0 °C retardam as reações, e pouco abaixo deste valor as paralisam.

Conforme este tempo de “início”, o cimento tem as seguintes classificações: - Pega rápida: menor do que 30 minutos; - Pega semi-rápida: entre 30 e 60 minutos; - Pega normal; mais do que 60 minutos.

O gesso natural é usado no cimento como fonte de SO3, tendo como função básica controlar o tempo de pega, ou seja, retardar do início do endurecimento causado pelo clínquer moído quando em contato com a água (ABCP, 2002; BALTAR, LUZ e BASTOS, 2004).

Qual cimento é mais forte? O cimento mais forte é do tipo CP V – Alta Resistência Inicial. Esse tipo de cimento não conta com nenhum tipo de aditivo em sua composição, mas o tipo de clínquer adicionado a ele é diferenciado e está presente em sua formulação em maior quantidade.

A qualidade do concreto está diretamente relacionada com o fator Água / Cimento (A/C). Essa relação é muito importante, pois a quantidade de água tem grande influencia na resistência do concreto. Geralmente, o fator água/cimento está em torno de 0,4 – 0,7.

O aditivo acelerador de pega deve ser adicionado junto com a parte de água de amassamento. A dosagem do aditivo em relação à massa do cimento e o momento da adição devem ser determinados em laboratório, pois são específicos de cada processo e de acordo com os resultados desejados.

Geralmente, o objetivo é o de secagem rápida, pois ao se misturar o gesso com o cimento, obtém-se um rápido endurecimento do revestimento. A mistura também proporciona rapidez na aplicação, economia de tempo e um bom acabamento da parede.

Na presença de sulfato de cálcio, forma-se uma substância chamada etringita, que é um óxido misto de cálcio, alumínio e ferro hidratado comumente associado a íons sulfato. Essa substância é importante porque ela forma ligações químicas com as outras substâncias do cimento hidratado, fazendo-o endurecer.

Fatores que influenciam o tempo de pega
Logo, para cada tipo de clínquer, deve-se adicionar uma quantidade ótima de gesso. 2) A duração da pega varia na razão inversa do grau de moagem. Ou seja, os cimentos moídos muito fino dão início à pega mais rápido e fim de pega mais demorado que os menos finos.

Em geral, e com isso queremos dizer que na grande maioria das vezes, em cerca de 48hs o cimento já estará seco, podendo se estender até 72hs naturalmente.

Aderência de concreto sobro junto a antigo
Ao se fazer uma nova concretagem, deve-se aplicar um produto específico para promover a aderência desse concreto novo sobre o antigo, uma vez que o concreto por si só não tem capacidade de aderência ao concreto já curado.

Entre as possibilidades de substituição do clínquer estão as cinzas volantes ou pozolanas, que podem ser naturais ou artificiais, além da escória de alto forno e do filler calcário.

RESUMO. A adição de argila calcinada diminui a emissão de CO2 na produção de cimento, além de proporcionar aumento na durabilidade das estruturas.

Para que fique conservado, feche muito bem o plástico para evitar a entrada de ar e depois tampe. Outra boa maneira, em caso de sobras menores, é transportar o cimento para sacos de plástico (de sacolão) e dar um nó para não deixar entrada de ar.

Uma argamassa de cimento, por exemplo, deve ser misturada com uma parte de cimento para duas partes de cal e oito partes de areia. Para misturar, é indicado colocar a quantidade de areia certa, depois incluir o cimento e misturar com água até ficar com uma cor uniforme.

100 vezes mais forte que concreto: cimento ganha a resistência de um ouriço.