O que restou da Ford no Brasil?

Perguntado por: isilveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
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A Ford segue no Brasil como marca, mas deixa de produzir no país. Assim, as fábricas de veículos em Camaçari (BA) e de motores e transmissões em Taubaté (SP) encerram a produção imediatamente, mantendo apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade de estoques de pós-venda.

A Ford anunciou nesta sexta-feira (19) que retomará a produção de veículos no Brasil a partir da próxima segunda-feira (22), acompanhando decisão da rival Toyota que divulgou mais cedo retorno de operações no país de forma gradual a partir da semana que vem.

Mesmo sem fabricação no Brasil, a Ford vai continuar a vender seus carros no país através da sua rede de concessionárias. A montadora mantém o calendário de lançamentos no Brasil em 2021.

No dia 11 de janeiro de 2021, a indústria automotiva foi pega de surpresa com o anúncio do fechamento das fábricas da Ford em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), além do iminente fechamento da fábrica da Troller em Horizonte (CE).

Empresas citam falta de componentes e baixa demanda. As montadoras Hyundai, General Motors (GM) e Stellantis, dona de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citröen, confirmaram nesta segunda-feira (20) que darão férias coletivas aos funcionários, suspendendo produções em algumas fábricas.

Fábricas da Ford no Brasil seguem fechadas
As três unidades industriais que a multinacional operava no país continuam fechadas, sem desempenhar qualquer tipo de atividade.

Chrysler

Hoje, o Grupo Chrysler - a quem pertence as marcas Dodge, Ram e Jeep - é o terceiro maior fabricante dos EUA.

A Stellantis, dona da Fiat, Jeep e Chrysler, entre outras marcas, está vivendo uma situação daquelas nos Estados Unidos.

A montadora chinesa BYD vai assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA), informou o governo do estado. Os detalhes da operação serão revelados nesta terça-feira (4) pelo governador, Jerônimo Rodrigues (PT), e pela vice-presidente global da companhia, Stella Li, em evento no Farol da Barra, em Salvador.

Ao passar a operar a antiga fábrica da Ford em Camaçari, que encerrou suas atividades em 2021, a BYD dá um passo importante a fim de se tornar um player ainda mais ativo no Brasil.

"Continuidade do ambiente econômico desfavorável" e "pressão adicional causada pela pandemia" de covid-19. Essas foram as duas principais justificativas citadas pela Ford em sua decisão, anunciada na segunda-feira (11/01) por meio de um comunicado à imprensa, de encerrar a produção de veículos no Brasil.

Entre elas, as montadoras Ford, Mercedes Benz e Audi, a fabricante de eletroeletrônicos Sony, laboratórios farmacêuticos, caso da Roche e da Eli Lilly, e varejistas, Walmart e Fnac.

A Ford garante que "continuará fornecendo assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul". Os planos de garantia e manutenção continuam valendo normalmente mesmo para os carros fora de linha.

A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que irá encerrar as operações de todas as suas fábricas no Brasil: Camaçari, na Bahia, Taubaté, em São Paulo, e até da Troller, em Horizonte, no Ceará, comprada em 2007 pela montadora. Com o fim das atividades, mais de 10 mil trabalhadores diretos da Ford devem ser demitidos.

Na época, a fabricante de motores estava enfrentando problemas financeiros e decidiu aproveitar o fiasco nas pistas para concentrar seus esforços em outras áreas. Após uma temporada fornecendo motores Coswort para a RBR, a montadora saiu definitivamente da categoria ao final da temporada 2005.

Novos veículos e diferentes estratégias
Em 2022, a Ford América do Sul atingiu US$ 410 milhões em lucro operacional (Ebit). Em 2021, após o fechamento das fábricas no Brasil, a marca do logotipo oval amargou prejuízo de US$ 121 milhões.

Nesta segunda-feira (20) quatro montadoras confirmaram que vão adotar pausas nas operações em fábricas brasileiras. A lista, por enquanto, inclui a General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis (que engloba marcas relevantes no país como a Fiat, Peugeot e Citröen).